14 de Agosto – Dia dos Pais, cuja figura representa proteção, respeito e amor.
|No dia 14 deste mês de agosto, foi comemorado o Dia dos Pais, cuja figura representa proteção, respeito e amor. Eles fazem com que seus filhos possam ser exemplos para a próxima geração e as pequenas mudanças que o mundo precisa.
A data comemorativa iniciou-se nos Estados Unidos, em 1910. Chegou ao Brasil, em 1950. Foi proposta pelo Jornal O Globo e o dia escolhido para a comemoração foi 16 de agosto, que é dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e avô de Jesus Cristo, nesta data, seria feriado. Todavia, não se mostrou vantajosa, pois poderia cair em dias úteis e atrapalhar o comércio, então, a festa começou a ser festejada no segundo domingo do mês, o que segue até hodiernamente.
Como diz o filósofo Olavo de Carvalho: “Heróis genuínos fazem-se desde dentro, na luta da alma pela verdadeira existência” e ser pai é exatamente assim. O pai é um herói na vida de seu filho, pois ele protege com sua invisível capa e ensina como resolver aquele problema gigantesco, apoia o filho em seus desafios e doa aquele amor infinito.
Desta forma, através do jornal Tribuna Popular, desejo agradecer a todas as figuras paternas por sua imensa responsabilidade em criarem seres humanos aptos para ajudar o mundo. Obrigada por serem sumamente especiais, ensinando o que é certo ou errado, sempre alegrando seus filhos, fazendo cada minuto com vocês valer a pena. Os senhores são criaturas imensamente importantes; sem vocês, nosso mundo não seria o mesmo. Obrigada por ser o melhor super-herói e a maior inspiração.
Júlia Toledo
Borda da Mata