Edição impressaConfira a última edição impressa

7 de setembro – Dia da Independência do Brasil

A emancipação brasileira do Reino de Portugal é comemorada em forma de feriado no dia sete de setembro, desde 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do “Grito do Ipiranga”. Ao longo de todos esses anos, a comemoração se deu a partir de desfiles cívicos, onde tanto as instituições escolares como as militares organizavam-se e saíam pelas ruas arrastando multidões, reafirmando a importância da independência de nossa nação. Nos últimos dois anos, entretanto, o feriado da Independência foi comemorado sem desfiles cívicos, por conta da pandemia de COVID-19 que assola o mundo inteiro. Apesar disso, o feriado contou com algumas manifestações espalhadas pelo Brasil, as quais foram incentivadas e realizadas pelos próprios cidadãos.

Em muitas cidades, como em Borda da Mata, os desfiles cívicos constituíam-se como um verdadeiro evento, que reunia seus habitantes em torno de uma comemoração em prol de um objetivo comum, promovendo a união. Os desfiles das escolas eram presença confirmada, seguidos dos desfiles militares. Todos os grupos que realizavam os desfiles tinham sua própria fanfarra e eram muito organizados, cheios de pessoas marchando, com direito até a porta-bandeiras. Dessa forma, esse momento tornava-se um verdadeiro espetáculo, onde as praças ficavam lotadas de pessoas curiosas e interessadas em assistir os desfiles.

Apesar dos desfiles não terem acontecido por mais um ano consecutivo, as expectativas são altas para o próximo ano. Com a vacinação avançando sobre o território brasileiro, a esperança é de que no ano que vem nossos queridos desfiles voltem e possamos comemorar devidamente esse fato histórico e tão importante na história do Brasil.

Júlia Toledo

Borda da Mata

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam