Edição impressaConfira a última edição impressa

A raiz da cura está no perdão

‘Deus espera sua decisão’

Se você está com sede não basta colocar água na boca e não engolir. Chega um momento em que é necessário optar. Se não der um gole, você não mata sua sede. Logo, é absolutamente inútil ter água na boca.

Com as decisões tomadas em nossas vidas acontece a mesma coisa. Decidir é uma coisa totalmente pessoal. É você quem decide. Decidir-se por amar, perdoar, fazer as pazes, depende de você. Na hora em que se decide, o Senhor lhe dá a graça e a possibilidade.

A graça vem de Deus. Mas a decisão depende de você. A graça é acionada por sua decisão de amar, de perdoar. Para que você compreenda, explico: é como o padre na hora da Missa. Para converter o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Cristo, é necessário pronunciar as palavras da consagração: “Isto é Meu Corpo… Este é o cálice do Meu Sangue…”. Cabe ao sacerdote pronunciar as palavras e cabe ao Espírito Santo, com Sua graça, fazer o milagre, para que se tornem presentes sobre o altar o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Se o sacerdote não diz as palavras, não há como o Espírito Santo agir. Na hora em que ele pronuncia essas palavras, o Espírito Santo age e a maravilha de Deus acontece. Um milagre. Com o amor e o perdão é o mesmo: Deus entra com a graça, mas se não há decisão, não há como a graça de Deus agir.

É claro que nenhum padre por si só é capaz de mudar a substância do pão e do vinho e nem perdoar os pecados de ninguém. Mas que beleza! Ao pronunciar as palavras, tudo muda pela ação do Espírito Santo. No amor, no perdão é o mesmo: você decide e Deus opera.

Posto isso, diga a si mesmo nos momentos de aflição: “Decido-me a perdoar: Vem, Espírito Santo, arranca do meu interior toda a raiz da amargura, da decepção, da tristeza, do abatimento e do desânimo. Derrama Senhor sobre mim o Espírito Santo e dá-me a graça de optar pelo perdão e o amor. Quero perdoar todas as pessoas que agora vêm a minha mente. Aqueles que me prejudicaram e me ofenderam, falaram mal de mim, de minha família… Derrama Senhor, Teu Espírito Santo, para que meu coração seja profundamente curado.

Onde há vontade, existe um caminho. Deus espera sua decisão.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.