Edição impressaConfira a última edição impressa

Abertura do Festar Literário 2019 em Borda da Mata acontece com palestra de historiador para professores da Rede Municipal

A palestra do professor Cleyton Antônio da Costa para os educadores da Rede Municipal de Borda da Mata, no dia 02 de outubro, deu início ao Festar Literário 2019. Professor mestre e coordenador do curso de História da Univás, Cleyton pesquisou a história de Borda da Mata para o trabalho de conclusão de curso de sua graduação, o que fez do autor homenageado João Bertolaccini e sua obra, grandes referências do professor. Na palestra, tratou da importância de trabalhar a cultura e identidade local com as crianças, adolescentes e toda a comunidade.
O professor citou as duas obras anteriores que tratam da história da cidade: em 1946 escrita por Carolina Oriolo e em 1958 escrita por José Guimarães, no entanto, de acordo com o Cleyton “o senhor João Bertolaccini foi muito cuidadoso ao escrever e citar fatos e fotos, diria que ele foi cirúrgico ao tratar de assuntos polêmicos e delicados com tanto respeito e responsabilidade”. A obra “Borda da Mata e sua história” é um percurso histórico do município, foi escrita a pedido do Monsenhor Pedro Cintra em dois anos de estudo e pesquisa, foi iniciada em novembro de 1999 e lançada em dezembro de 2001.
Com a participação dos professores, muitas curiosidades foram instigadas com a apresentação de fotos antigas e o resgate de memórias. A diretora da Escola Municipal Antonio Marques da Silva, Tatinha, falou do trabalho das escolas com o livro “dividimos por temas, então cada escola está explorando um aspecto da cidade, como a economia, a religiosidade”.
A filha do autor homenageado, Maria Rita Bertolaccini, reiterou a preocupação do senhor João ao registrar a história e deixar o recado para que as próximas gerações de bordamatenses também tenham essa preocupação ao iniciar o livro com a expressão “Cuidemos de nossa história”.
A programação do Festar Literário 2019 segue com intervenções na praça, sarau, apresentações musicais e teatrais e exposição.
Confira programação para novembro:
08/11
Sarau
Apresentações artísticas e musicais relacionadas ao livro “Borda da Mata e sua história” e ao seu autor, João Bertolaccini
Local: Colégio Nossa Senhora do Carmo
Horário: 19h
09/11
Apresentação dos trabalhos dos alunos e professores da Rede Municipal sobre a História de Borda da Mata e Apresentação teatral do Grupo Ave Palavra
Local: Praça Nossa Senhora do Carmo
Horário: 8h às 11h30

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam