Edição impressaConfira a última edição impressa

Para se adaptarem à escola, filhos precisam também da ajuda dos pais

O início do ano letivo é sempre um momento de expectativa para toda a família. A ansiedade de pais e filhos pode ser ainda maior se for o primeiro ano escolar da criança ou se houver mudança de escola dos filhos. O aprendizado dessa nova fase será muito enriquecedor para todos, permitindo novas experiências para os estudantes e para os pais.

“Cabe ao aluno enfrentar a nova etapa e a escola deve acolhê-lo. Os pais têm o papel de encorajá-lo para o novo desafio”, orienta Francisca Romana Giacometti Paris, pedagoga, mestra em educação, diretora de serviços educacionais da Saraiva e ex-secretária de Educação de Ribeirão Preto (SP).

Segundo ela, os pais precisam demonstrar interesse pela nova rotina escolar do filho, perguntar sobre o cotidiano na escola e oferecer ajuda quando necessário. “Crianças e adolescentes não têm competência e nem autonomia para analisar aquilo que é melhor. Essa responsabilidade é dos pais. Eles devem, ainda, compreender as mudanças nesse período e ajudar naquilo que for necessário”, explica.

O professor também tem o papel de observar o comportamento dos alunos e intervir quando achar que é necessário. “Nas mudanças de escola, por exemplo, pode ser preciso trabalhar para que o aluno seja acolhido pelo grupo. São etapas que o professor certamente saberá conduzir”, afirma Francisca.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.