Edição impressaConfira a última edição impressa

Agostinho Patrus Filho é o novo Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais

 deputado estadual Agostinho Patrus Filho (PV) será o próximo Secretário de Estado de Turismo. O anúncio foi feito no dia 29 de dezembro, na Cidade Administrativa, pelo governador Antonio Anastasia que indicou os nomes para ocupar as pastas em sua próxima gestão. Patrus Filho já ocupou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a convite do então governador Aécio Neves.

            Agostinho Patrus Filho é o único político que retornou a uma Secretaria de Estado, tendo como referência o último governo Aécio e o atual governo de Anastasia. Além disso, o parlamentar ocupa o cargo de secretário de Estado em seus dois mandatos consecutivos.

            “O desenvolvimento econômico de Minas Gerais e do país tem contribuído decisivamente para o crescimento do mercado turístico. Com esse potencial, são gerados novos negócios e importantes investimentos para os municípios. Minas Gerais tem grandes oportunidades para a área, pois temos em um só lugar cultura e história, arte e artesanato, folclore, gastronomia e ecologia. Muito já foi feito para o setor, mas ainda há muito deste potencial a ser explorado”, relata Patrus Filho.

            A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é responsável pelo desenvolvimento do turismo e pela promoção de Minas Gerais nos âmbitos nacionais e internacionais e tem como objetivo fomentar a atividade, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado. A Setur vai ter também iniciativas diferenciadas com vistas à Copa de 2014.

           

            Perfil  

            Agostinho Patrus Filho nasceu em 1º de julho de 1971, em Belo Horizonte. É filho de Agostinho Patrus, que foi deputado estadual durante seis mandatos, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, secretário de Estado da Casa Civil e Comunicação Social, secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, e Orcanda Rocha Andrade Patrus – médica e professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).             Formou-se em Administração e fez duas pós-graduações pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Empresarial e Logística. Empresário que atua nos setores agropecuário e de transporte, é diretor licenciado da Federação das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais. É também vice-presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Indústria, Comércio e Artesanato de Minas Gerais.            Foi eleito para o primeiro mandato como deputado, em 2006, com cerca de 100 mil votos, sendo o deputado estadual do Partido Verde (PV) mais votado em Minas Gerais e no Brasil. Em 2007, tornou-se o líder da bancada do Partido Verde na Assembleia Legislativa. Em 2008,  passou a ser o líder do Bloco Parlamentar Social (BPS) que reunia os partidos PV, PPS, PSB e PSC. Participou, na Assembleia Legislativa, como membro efetivo da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.             Assumiu, em 2008, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), contribuindo decisivamente para avanços na área social em Minas Gerais.              Em janeiro de 2010, Agostinho Patrus Filho deixou a Sedese para retomar as atividades parlamentares e disputar as eleições deste ano, novamente como deputado estadual. Foi reeleito com 93.656 votos, sendo o nono parlamentar mais bem votado no Estado.      

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.