Edição impressaConfira a última edição impressa

Arcebispo natural de Bom Repouso assume a Arquidiocese de Campinas composta por nove municípios

 

Dom Airton José dos Santos, de 55 anos, foi designado como Arcebispo Metropolitano no mês de abril.

 

O dia 15 de abril de 2012 entrou para a história da, já centenária, Igreja de Campinas-SP. Foi o início do ministério episcopal de Dom Airton José dos Santos como o sétimo sucessor dos Apóstolos a quem é confiada a tríplice missão de ensinar, santificar e governar as ovelhas do Senhor, presentes nos nove municípios que compõem a Arquidiocese de Campinas.

Foi com alegria que a Arquidiocese de Campinas recebeu seu novo Arcebispo Metropolitano.

Sede vacante desde o falecimento prematuro do então Arcebispo, Dom Bruno Gamberini, em agosto de 2011, a Arquidiocese esteve sob os cuidados do administrador Diocesano Monsenhor João Luiz Fávero, enquanto o Povo de Deus, reunido em oração, aguardava, esperançoso – mas não sem ansiedade – a palavra da Santa Sé sobre seu novo pastor.

No dia 15, o rebanho deu graças e acolheu Dom Airton José dos Santos que, aos 55 anos, avoca os desafios dos nove municípios que compõem a Arquidiocese de Campinas, ao lado de um clero feliz por tê-lo consigo.

Dom Airton José dos Santos, nasceu em Bom Repouso – MG, no dia 25 de junho de 1956, primeiro dos sete filhos do casal José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca, já falecidos. Em 1964, a família mudou-se para São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde permaneceu até 1967, quando se mudou para Santo André.

Aos 23 anos, em 1979, o jovem Airton ingressou no Seminário da Diocese de Santo André. Cursou Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo, e Teologia Nossa Senhora da Assunção, no Ipiranga, em São Paulo. Foi ordenado Diácono no dia 31 de agosto de 1985 e Sacerdote no dia 08 de dezembro do mesmo ano, por Dom Cláudio Hummes, então Bispo da Diocese de Santo André.

Trabalhou em diferentes funções como Chanceler e Econômico da diocese, foi Vigário da Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema e Pároco da Catedral Diocesana de Santo André.

Estudou em Roma obtendo o título de Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em 2001, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de Santo André. Recebeu a Ordenação Episcopal no inicio de 2002, em São Bernardo do Campo, sendo Sagrantes Dom Décio Pereira e Consagrantes Dom David Picão e Dom Manuel Parrado Carral.

Em agosto de 2004, foi nomeado como o 4° Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, onde tomou posse canônica em setembro de 2004.

O Papa Bento XVI nomeou Dom Airton, em 15 de fevereiro, como 7° Bispo e o 5° Arcebispo da Arquidiocese de Campinas.

Dom Airton continua tendo parentes em Bom Repouso, como irmãos, e Borda da Mata, como o Secretário de Assistência Social de Borda da Mata, Benedito Vieira da Costa, que é seu primo e juntamente com outros membros da família esteve presente na posse em Campinas.

 Fonte: Boletim Informativo da Arquidiocese de Campinas

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.