Edição impressaConfira a última edição impressa

Autoridades da Saúde Municipal de Borda da Mata se reúnem para discutir mais avanços ainda nos tratamentos de casos suspeitos da Covid-19

No dia 19 de março, a Equipe de Médicos da Estratégia de Saúde da Família de Borda da Mata, tendo como médico responsável pelo Centro de Combate ao Covid-19, Dr. Roberto Garcia Sorgi, a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, a Coordenadora da ESF, Wanessa e o Secretário de Saúde, Celso do Amaral se reuniram para discutir mais avanços ainda em relação ao tratamento dos casos suspeitos da Covid-19.

A intenção da reunião foi padronizar a conduta médica municipal, seguir rigorosamente os Protocolos do Ministério da Saúde sobre exames e tempo de isolamento e, desse modo, prestar uma assistência humanizada e de qualidade aos pacientes suspeitos da Covid-19.

Dentre as questões discutidas, falaram da importância do tratamento logo no início dos sintomas e a realização dos exames de Antígeno e Anticorpos, ambos disponíveis pelo Sistema Público de Saúde(SUS). O Secretário de Saúde, Celso do Amaral, explica que o tão falado tratamento precoce, não é para quem não tem sintomas e muito menos com remédios que não tem nenhuma eficácia comprovada cientificamente. “Acontece que às vezes o paciente chega com sintomas e o resultado do exame não sai na hora, então o médico que atendê-lo, ao suspeitar da Covid-19, mesmo antes do resultado, já vai prescrever os remédios indicados para aliviar os sintomas e não deixar que o caso se agrave e necessite de internação. Isso sim, é o tratamento precoce, cuidar de quem já está com sintomas, fazer os exames e monitorá-los, para que a doença não se espalhe”, afirma o Secretário de Saúde.

Com isto, a Secretaria de Saúde pretende, além de manter o índice de casos do município controlado, evitar agravamento de casos, os quais podem vir a necessitar de internação e não ter vagas disponíveis devido ao colapso da Rede Hospitalar.

“Importante ressaltar que qualquer paciente em isolamento pode e deve entrar em contato com o Centro da Covid-19 ou com o Posto de Saúde do seu bairro para sanar suas dúvidas e relatar piora dos sintomas pelo telefone 0800.131-7000. A manutenção da saúde de todos os bordamatenses é essencial nesse momento tão crítico que estamos vivendo. E, para isto, faça você também a sua parte, se proteja e proteja quem você ama. Afinal esta luta não é só da Saúde, é de todos nós”, finaliza o Secretário de Saúde, Celso do Amaral.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam