Edição impressaConfira a última edição impressa

Biomedicina da Universidade FUMEC apresenta pesquisa sobre tratamento do câncer de mama na 29ª Reunião Anual da FeSBE

Estudo utiliza fitoterápicos na prevenção e tratamento para a cura da doença

A Universidade FUMEC, por meio do curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH), participa da 29ª Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), que acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, em Caxambu (MG). Durante o evento, a Fumec apresentará os resultados positivos da pesquisa “Efeitos citotóxicos de produtos naturais em células de câncer de mama”.

O projeto foi realizado pelos alunos de Biomedicina, com a coordenação das professoras doutoras da FUMEC nas áreas de bioquímica, imunologia e patologia geral, Mariana Gontijo Ramos e Luciene Simões de Assis Tafuri. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há duas expectativas ainda para este ano, que só aumentam a importância do estudo: 5.000 mortes devem ocorrer até o final do ano, além de 57 mil novos casos.      

Serão apresentados os resultados obtidos com terapias alternativas para a prevenção e o tratamento do câncer de mama, a partir de substâncias fitoterápicas coletadas por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Nós investimos na pesquisa molecular, processo que resultou em duas conclusões básicas: as células doentes tratadas com o fitoterápico apresentaram alterações metabólicas; e, segundo, surgiram indicativos de morte celular. Tudo isso, a partir do uso do pó da planta. Nossa expectativa é identificar alternativas de cura e prevenção da doença, além do tratamento convencional”, comenta Mariana Ramos.

A professora Luciene Tafuri ressalta que o projeto fitoterápico, reconhecido pela FeSBE e citado nacionalmente, começou a partir da oportunidade de experimentação científica e a estimulação para a investigação, com uma virtude complementar: “venceu pela simplicidade metodológica e não menos importante quanto aos projetos mais sofisticados”.

Outro dado interessante e que enriquece a iniciativa do curso de Biomedicina da Fumec: essa é a primeira e, até então, única experiência da FCH, especificamente com o uso de fitoterápicos em células cancerosas.

“A riqueza desse trabalho é tamanha que, mesmo em longo prazo, a sociedade saberá identificar formas alternativas de prevenção e cura da doença. Após essa fase, trabalharemos com animais de laboratórios, culminando com a pesquisa em humanos”, conclui Luciene Tafuri.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.