Edição impressaConfira a última edição impressa

Borda da Mata aborda 8,4 mil veículos em 5 dias de controle sanitário nas entradas da cidade

A ação de controle sanitário realizada pela Prefeitura de Borda da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Polícia Militar, em cinco locais de acesso ao município resultou na abordagem de 8,4 mil veículos e identificação de oito pessoas em estado febril entre os dias 20 e 25 de maio.
A mobilização foi mais uma medida de prevenção ao coronavírus adotada pelo município e foi tomada imediatamente após a cidade de São Paulo decretar a antecipação de feriados que originou o super-feriadão na capital paulista, entre a quarta-feira 20 e a segunda-feira, 24 de maio.
Por entender que o fluxo às margens da MG-290, que corta o município, poderia aumentar consideravelmente durante o feriadão, inclusive com a possibilidade do ingresso de pessoas infectadas, as autoridades locais entenderam que o controle sanitário era necessário. A decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na cidade.
Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, a medida cumpriu dupla função no enfrentamento à pandemia de Covid-19: criou uma barreira física contra a propagação do vírus e levou maior conscientização às pessoas.
”Foi mais uma forma de chamar a atenção da população para os riscos a que estão expostas caso não tomem medidas de higienização adequadas. Outro desdobramento importante é que, se identificada a febre, a pessoa imediatamente passa a ser monitorada por profissionais da saúde, caso residam em nosso município, ou são encaminhadas para municípios de origem”, conta.
Ainda de acordo com ela, as barreiras inibiram muitas pessoas a saírem de suas casas. “Acabaram saindo mesmo os que realmente precisavam; poucos eram os que relatavam estar a passeio”, observa.
A secretária de Saúde Rosaly Esther lembra que a mobilização envolveu diversos profissionais da saúde, Polícia Militar e fiscalização da Prefeitura. “Conseguimos, em questão de horas, planejar e executar toda a logística de uma operação complexa, mas graças a Deus conseguimos realizá-la com o apoio de todos. A realização desse controle sanitário demonstra que estamos preparados para enfrentar o vírus e proteger a saúde de nossos moradores”, avalia.
Decisões rápidas e medidas executadas com eficiência no tempo adequado é uma exigência da pandemia, que desafia os gestores a agir e tomar decisões difíceis em meio a uma grave crise de saúde, a avaliação é do prefeito André Marques. “Temos hoje em Borda da Mata um comitê de enfrentamento à pandemia com participação de diversões órgãos, da OAB, Polícia Militar, Comércio e Indústria, Saúde… não tenho dúvidas de que essa união está nos ajudando a seguir pelo melhor caminho, o caminho da preservação da vida”.
O prefeito agradeceu aos participantes do comitê e aos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia. “Deixo aqui, em nome dos bordamatenses, minha profunda gratidão a cada uma dessas pessoas que têm ajudado a pensar a melhor saída para esta crise, dia após dia. Deixamos também nosso agradecimento especial aos profissionais que estão na linha de frente dessa luta: os servidores da saúde, da fiscalização, da Polícia Militar, da assistência social. A todos vocês, nosso muito obrigado”, conclui.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam