Edição impressaConfira a última edição impressa

Borda da Mata conclui com a 1ª dose no dia 20 de agosto a vacinação contra a Covid-19 na população acima de 18 anos

Desde o início da Pandemia de Covid-19, nós profissionais de saúde nos deparamos com o medo, com a insegurança, com as dificuldades impostas pelo caminho e, principalmente com a angústia e nervosismo da população em relação a algo tão desconhecido e desafiador, como foi o caso desta doença, querendo que tivéssemos soluções tão rápidas e dinâmicas que nem nós mesmos sabíamos como fazer, afinal tudo era novidade. Tivemos ainda que deixar nosso lar, filhos, pais ou qualquer outro ente querido para enfrentar uma doença que, talvez, poderíamos ser veículo de transmissão do vírus para dentro de nossa casa; nesse momento, o pânico era ainda maior.

Falar que nunca choramos, que nunca pensamos em desistir ou que foi fácil seria o mesmo que declarar uma inverdade. No entanto, esse momento de crise foi também a oportunidade de união e de colaboração dos profissionais de saúde com a população bordamatense.

Nem sempre acertamos ou sabemos tudo, mas em todos os momentos procuramos atender com paciência e humildade a todos aqueles que procuravam o serviço de saúde para sanar seus anseios. Creio eu que, nesse momento, a solidariedade dos bordamatenses, juntamente com a competência dos profissionais de saúde, fez toda a diferença no enfrentamento à Pandemia em nossa cidade.

Com essa motivação pessoal e profissional, lideramos um amplo movimento para combater o coronavírus no município. As equipes foram treinadas, tivemos o apoio de parceiros da comunidade e, com as Graças de Deus e Nossa Senhora do Carmo, hoje podemos falar que a questão da Covid-19 em nosso município está controlada.

Coincidentemente ou não, na data de 20/08/2021, conseguimos fechar a vacinação de nossa população maior de 18 anos, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e, consequente a esse avanço na imunização local, no terceiro dia seguido de queda do número de casos ativos de Covid-19 em Borda da Mata.

Porém, sabemos que essa luta ainda não terminou. É imprescindível continuar nossos esforços para ajudar não só nosso município,  como todo o país. O distanciamento social ainda é uma medida de suma importância, assim como o uso de máscara facial; se a transmissão ocorre por vias aéreas superiores, não temos nem o que discutir ou negar a importância do uso DIÁRIO e CORRETO das máscaras.

Com muito carinho e com muita gratidão a todos que colaboraram para esse desfecho, informo abaixo os dados atuais de Covid-19 e de pessoas vacinadas contra esta doença, em nosso município, no ano de 2021, até 20/08.

Grazieli Miranda Siqueira Dande

Enfermeira da Vigilância em Saúde

 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam