Borda da Mata encerra as comemorações de 100 anos de história em uma Feira Cultural na E. M. Antônio Marques da Silva com o Projeto “Os 100 anos de Borda da Mata à luz de seu Hino”
|
Na manhã do dia 14 de Novembro – antevéspera da data exata dos 100 anos de Borda da Mata – a comunidade escolar da Escola Municipal Antônio Marques da Silva, do bairro da Santa Cruz, esteve reunida para a realização de sua Feira Cultural na qual se deu o encerramento de seu projeto sobre o Centenário de Borda da Mata.
O projeto teve como tema “OS 100 ANOS DE BORDA DA MATA À LUZ DE SEU HINO”, e teve como principal objetivo trabalhar os símbolos municipais: o hino, o brasão e a bandeira.
As turmas da Educação Infantil (Pré I e II) trabalharam o Brasão e a Bandeira do município, destacando os elementos que os compõem.
As turmas do Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) abordaram os diversos aspectos do município: econômico, cultural, religioso, histórico e físico, à luz de um trecho do hino que abordava, respectivamente, cada um desses aspectos.
Num primeiro momento, houve a visita de representações das outras escolas de Borda da Mata. Depois, a Feira foi aberta para visitação das famílias dos alunos, bem como ex-professores, ex-diretoras e ex-funcionários e também autoridades municipais, entre elas o Prefeito Municipal, Afonso; a Secretária Municipal de Educação, Gláucia; e o Vigário Paroquial, Pe. Valter.
Logo na entrada da Escola, um banner como o hino de Borda da Mata, composto por Nelson Biasoli, já levava os visitantes a se ambientarem na Feira, além de um painel de boas-vindas e outro que trazia o mapa do município de Borda da Mata contendo, no seu interior, as fotos dos professores e funcionários da Escola.
Nessa Feira foram apresentadas maquetes, entrevistas, pesquisas, cantigas entre outras formas de trabalho realizadas pelos alunos.
“Foi uma Feira belíssima, na qual todos deram sua importante contribuição para que tivéssemos toda esta riqueza de trabalhos e apresentações. Nossos alunos e suas famílias se envolveram de uma forma toda especial neste projeto, desenvolvendo junto com as professoras a proposta apresentada”, comenta, bastante contente, o Vice-Diretor da E. M. Antônio Marques da Silva, Prof. Antônio Carlos de Rezende.