Edição impressaConfira a última edição impressa

Borda da Mata recebe pesquisa de diagnóstico socioassistencial por amostragem

O Departamento Municipal de Desenvolvimento Social de Borda da Mata vai realizar o Diagnóstico Socioterritorial do município a fim de identificar situações de vulnerabilidade, conhecer as demandas por serviços da rede socioassistencial visando melhoria no atendimento à população, através da adequação da oferta e demanda conforme a realidade do município. Também serão coletadas informações sobre o potencial produtivo da população, oportunidades de trabalho e acesso ao mercado conforme as diretrizes do ACESSUAS (Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho) instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social, cujo objetivo central é identificar a necessidade do mercado de trabalho, características daqueles que buscam serviço e, principalmente, direcionar as qualificações profissionais e cursos oferecidos, como é o caso do projeto em andamento Qualifica Borda da Mata, que, em parceria com o Fundo Especial do Ministério Público, investiu cerca de 350 mil reais em cursos para aperfeiçoamento profissional de quase mil pessoas na cidade.
Dez recenseadores farão as aplicações dos questionários em todos os bairros de Borda da Mata a partir de dezembro de 2018. Na pesquisa por amostragem, cerca de mil famílias serão entrevistadas. O treinamento e acompanhamento dos recenseadores, bem como o processamento e análise dos resultados serão feitos pelo Grupo Unis através da Unidade de Novos Negócios. Os pesquisadores estarão devidamente identificados com crachá, colete e material de trabalho.
Com início em novembro de 2018, o projeto se estende pelos próximos oito meses e entregará resultados fundamentais para articulações de política e ações de inclusão produtiva, além de subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, que proporcionará a continuidade, qualidade e excelência dos serviços prestados aos bordamatenses.
É de suma importância que toda a população seja receptiva e apoie o projeto para que os objetivos traçados sejam alcançados. E vale reforçar que a participação nesta pesquisa não afetará em nada os cadastros anteriormente realizados junto ao Departamento de Desenvolvimento Social e também não compromete quaisquer benefícios e/ou atendimentos ofertados pelo SUAS.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.