Edição impressaConfira a última edição impressa

CADASTRO NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS – CNIS

 

O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, também conhecido como extrato previdenciário, contém todo o histórico de trabalho dos segurados do INSS, como informações de data de filiação ao INSS, vínculos na Carteira de Trabalho, recolhimentos com carnê, valores de remunerações e benefícios previdenciários pleiteados.

As informações lançadas no CNIS são de extrema importância para definir se o segurado terá ou não direito aos benefícios do INSS, impactando também no valor do benefício. Por isso a importância de sempre mantê-lo atualizado e correto.

É muito comum o CNIS conter erros, como valor de contribuição, ausência ou datas de início e fim erradas, de vínculos na Carteira de Trabalho, por essa razão, importante sempre acessá-lo para verificar possíveis erros e realizar a sua retificação.

O Decreto 10.410 de 2020, em seu artigo 19, §1º, prevê a possibilidade de o segurado fazer a qualquer tempo, a inclusão, a exclusão, a ratificação ou a retificação de suas informações constantes do CNIS, com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes.

O CNIS pode ser acessado através da plataforma do MEU INSS, inserindo o CPF e a senha do segurado.

Fique de olho no seu CNIS!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.