Edição impressaConfira a última edição impressa

Campanha de Vacina Influenza terá início dia 23 de abril em Tocos do Moji

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza terá início dia 23 de abril e o fim da campanha será dia 1º de junho. E no dia 12 de maio será realizado o chamado Dia D, data da mobilização nacional.
Essa mudança teria ocorrido, conforme a SES, em virtude do atraso da entrega do imunobiológico pelo Instituto Butantan, de São Paulo, responsável pela produção da vacina. O instituto se justificou dizendo que, em razão da alteração de duas cepas de vírus a serem utilizadas na campanha de 2018 para produção da vacina trivalente no hemisfério sul, foi necessário importar novas cepas para poder produzir o imunizante, o que acabou atrasando a produção da vacina e a consequente dificuldade de entregar o produto para o início da campanha no dia 16 de abril.
Segundo o Ministério da Saúde a campanha será realizada no período considerado ideal (abril e maio), antes do pico de transmissão do vírus Influenza no Brasil, que ocorre no mês de julho.
No Brasil, o público alvo deve representar aproximadamente 60 milhões de pessoas e a meta (nacional) é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a campanha de imunização. Em Minas Gerais, a SES espera vacinar 5.034.284 indivíduos.
O Influenza é um vírus de circulação sazonal e, em 2018, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos do micro-organismo: o H3N2, o H1N1 e o B.
1- Quais as complicações da gripe – Influenza 2018?
O quadro clínico da influenza costuma ser mais grave. Ocorrem febre alta, calafrios, dor de garganta, tosse, mialgias e cansaço. As complicações mais temidas são pneumonia viral ou bacteriana, síndrome da angústia respiratória (SARS) e, nos casos mais graves, óbito. As complicações ocorrem de forma mais grave em crianças abaixo de 5 anos, idosos, gestantes e puérperas (pós-gravidez) e pessoas com patologias crônicas.
2- Como se prevenir contra a gripe?
Para evitar o contágio é preciso redobrar a atenção com a higiene das mãos e evitar aglomerações. Procure utilizar lenços descartáveis, evite tossir nas mãos, que são veículos de transmissão, lave sempre bem as mãos com água e sabão e use papel-toalha, evite lugares fechados e com grande número de pessoas, mantenha os ambientes ventilados e não compartilhe objetos de uso pessoal. A vacinação é uma das formas de prevenção mais eficientes, é indicada a partir dos 06 meses de vida.
3- Quem pode ser vacinado nos postos de saúde?
O Ministério da Saúde libera a vacina contra gripe (somente a trivalente) de forma gratuita para os seguintes grupos:
• Indivíduos acima de 60 anos;
• Crianças de 6 meses até 5 anos;
• Gestantes;
• Puérperas até 45 dias após o parto;
• Trabalhadores do segmento de saúde público e privado;
• Povos indígenas;
• Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. (MEDIANTE A APRESENTAÇÃO DE PEDIDO MÉDICO);
• População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
• Professores das escolas públicas e privadas.
Em Tocos do Moji a Equipe de Saúde da Família e a Equipe de Imunização irá realizar a vacinação nos bairros após o dia 12 de maio. Conforme cronograma abaixo:
DIA 15/05 – 8h – BAIRRO PEDRA NEGRA; 9h – BAIRRO PINHAL REDONDO; 10h – BAIRRO ESPRAIADO:
DIA 16/05 – 8h – BAIRRO DAMÁZIO; 9h – BAIRRO PAREDES; 10h – BAIRRO MOJI:
DIA 17/05 – 8h30 às 11h – FERNANDES;
DIA 18/05 – 8h30 às 11h – SERTÃO DA BERNARDINA.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.