Edição impressaConfira a última edição impressa

Campanha Novembro Azul em Borda da Mata chama atenção para a saúde do homem

Novembro foi a vez dos homens serem lembrados de buscar atendimento médico periódico e também a repensar no estilo de vida. A campanha nacional Novembro Azul reforça que “o sempre é o momento ideal para cuidar da saúde”. Muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem mais os serviços de saúde e não deixassem apenas para quando o caso já está em estágio avançado.
De acordo com o enfermeiro da UBS Nossa Senhora de Fátima, em Borda da Mata, Cássio Magno, a atenção à saúde e aos hábitos do dia a dia garantem uma vida mais saudável. “O homem não tem a cultura de buscar atendimento de prevenção como as mulheres, e as estatísticas confirmam a falta de interesse: apenas 20% dos homens têm essa preocupação com a saúde e isso vem de encontro aos cânceres que mais acometem os homens.” O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura.
Além de buscar atendimento, algumas ações são fundamentais para preservar a saúde, como evitar excessos de álcool e tabaco, praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, prevenir-se contra infecções sexualmente transmissíveis e fazer o controle frequente da pressão arterial, glicemia e colesterol.
Para mais informações, procure o agente de saúde e a Unidade Básica de referência do seu bairro. Em Borda da Mata, são seis UBS: quatro na cidade (bairro Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita, Centro e Santa Cruz) e uma em cada Distrito, Cervo e Sertãozinho.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam