Edição impressaConfira a última edição impressa

Cemig adquire ativos da Suzano no Consórcio Capim Branco

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig concluiu, na última sexta-feira (28/12), a compra dos ativos da Suzano Papel e Celulose S.A no Consórcio Capim Branco Energia. A Empresa assegurou a parcela de uma participação de 25% na participação de 17,89% da Suzano nos ativos da Usina, que representou o valor de R$ 82 milhões. Na transação, a Companhia definiu, também, que poderá adquirir a totalidade do percentual da Suzano – estimado em R$ 320 milhões -, caso as outras consorciadas não exerçam seus direitos de primeira oferta no prazo de até 30 dias, conforme previsto no Instrumento Particular de Constituição do Consórcio.

A participação da Suzano no Consórcio é de 17,8947%, representando 81 MW de potência instalada e 51 MW médios de energia assegurada das usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e Amador Aguiar II. Além da Suzano, integram o Consórcio a CEMIG Capim Branco com 21,0526%, a Vale S.A. com 48,4211% e a Votorantim Metais Zinco S.A. com 12,6316%.

Segundo o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, a Empresa continuará a política de expansão. “Esperamos seguir sendo um consolidador no setor. Vamos ser agressivos na questão das aquisições, participando dos leilões de transmissão e geração, tentando viabilizar ativos que possam agregar valor à Cemig”, afirma.

A transação, ainda, está sujeita à celebração dos documentos definitivos e aprovações da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.

Grupo Cemig

Com 60 anos de existência, a Cemig é um dos mais sólidos grupos do segmento de energia elétrica do Brasil e se posiciona como um dos principais vetores de consolidação do setor elétrico brasileiro. Possui participações em 114 sociedades, 15 consórcios e um fundo de participação, com ativos e negócios em 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, além do Chile.

Atualmente, a Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil, sendo o maior grupo distribuidor, responsável por aproximadamente 12% do mercado nacional. É ainda o terceiro maior grupo transmissor, com 10.060 km de linha, e o terceiro maior grupo gerador, com um parque formado por 65 usinas hidrelétricas, térmicas e eólicas, e capacidade instalada de 7.038 GW. É, ainda, a maior fornecedora de energia para clientes livres do País, com 25% do mercado. Conta com mais de 115 mil acionistas em mais de 40 países e ações negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, Madri e São Paulo.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam