Edição impressaConfira a última edição impressa

Cemig recomenda cuidados na utilização de bandeiras de propaganda eleitoral

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig foram observadas, nos últimos dias, várias situações de risco potencial de toque acidental de bambus na rede elétrica, que estão sendo utilizados como “mastros” improvisados para bandeiras. Atitudes como essa podem provocar acidentes graves e desligamentos.

 

De acordo com o engenheiro eletricista de normalização e tecnologia da Cemig, Demétrio Venício Aguiar, as pessoas devem ter cuidado com a utilização de bambus e varas metálicas, como hastes ou suportes para a fixação das bandeiras, que devem respeitar a distância mínima de1,5 metro da rede. O especialista alerta para a necessidade de se calcular a altura desses objetos para que não aconteça contato com a rede elétrica.

 

“Com relação a hastes, com bandeirolas na extremidade superior, o cuidado a ser tomado é o mesmo que com as antenas de TV. Elas devem ser instaladas longe da rede elétrica, antevendo sua trajetória em caso de queda – que varia de acordo com o comprimento do objeto, para que sua extremidade superior não atinja a rede em caso de queda”, ressalta.

 

 

Dicas de segurança:

 

Utilização de bambus e similares – Nunca se deve utilizar bambus ou quaisquer outros tipos de materiais para a confecção de mastros para bandeiras, pois há o risco da aproximação e toque acidental na rede elétrica, provocando desligamentos e/ou acidentes com vítimas.

 

Bandeiras e cartazes dos candidatosÉ proibido subir em postes e também afixar neles as bandeiras e cartazes dos partidos e seus candidatos. Cuidado com o uso de bambus e varas metálicas, como hastes/suportes para a fixação das bandeiras. Manusear estes objetos próximos ou em contato com a rede elétrica pode causar acidentes graves e fatais.

 

Fios partidosSe você encontrar um fio partido, não se aproxime e afaste as pessoas do local. Ligue imediatamente para o 116 e chame a Cemig. Um fio partido caído ao chão pode estar energizado e somente a Empresa ou seu pessoal autorizado poderá removê-lo com segurança.

 

Fogos de artifício e artefatos metálicos – Devem ser manuseados somente pelos adultos, em local seguro e longe da rede elétrica. Esses artefatos em contato com os fios elétricos podem provocar curto-circuito e causar acidentes. A comercialização e o uso de serpentinas metálicas são proibidosem Minas Gerais, jamais utilize estes artefatos próximos da rede elétrica.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam