Edição impressaConfira a última edição impressa

Está chegando a hora de acertar as contas com o “Leão”

A partir dessa segunda-feira, dia 02 de março, os contribuintes já podem baixar o programa de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e iniciar o acerto de contas com o “Leão”.

Essa data também será marcada pelo início do período de entrega da declaração, que pode ser feita até 30 de abril. O Conselho Regional de Contabilidade orienta o contribuinte a não deixar para a última hora para evitar erros e atrasos na entrega, com isso, evitando a multa.

Com a correção anual automática de 4,5%, os contribuintes que receberam, em 2014, mais de R$ 26.816,55 em rendimentos tributáveis, como salário, aposentadoria, pensões alimentícias, aluguéis, etc., estão obrigados a informar estes recebimentos para a Receita Federal do Brasil.

“É importante que todos estejam atentos aos prazos. Quanto antes a declaração for entregue, mais rapidamente a restituição será liberada na conta daqueles contribuintes que têm direito à restituição. Aos que descumprirem as determinações, um aviso: quem não declarar no prazo terá que pagar multa de, pelo menos, R$ 165,74, com o valor podendo chegar a 20% do imposto de renda devido”, explica o presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida.

Para evitar imprevistos, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados: é imprescindível que a papelada esteja em ordem, com a separação do que é dedutível no Imposto de Renda, como gastos com educação (escolas e cursos); saúde (planos de saúde e consultas médicas, por exemplo); contribuições previdenciárias; doações a entidades e pagamentos de pensão alimentícia.

“O contribuinte deve ter em mãos todos os comprovantes e mantê-los arquivados após a entrega da declaração à Receita. Além disso, é importante procurar um contador para esclarecer as dúvidas e até mesmo preencher o formulário. Esse é o profissional capacitado para prestar esse serviço com qualidade e assertividade”, conclui Almeida.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam