Edição impressaConfira a última edição impressa

Colégio Nossa Senhora do Carmo comemora 75 anos em Borda da Mata

No dia 17 de março, houve um evento na Praça Nossa Senhora do Carmo, em frente a Basílica, para dar início as comemorações de 75 anos da presença do Colégio Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata. Confira abaixo o discurso da Diretora do Colégio:

Discurso realizado pela
diretora CNSC – Ir. Demirleny Ferreira dos Santos

Obrigada por fazer parte da vida do CNSC, hoje, encorajando – nos com sua presença e leitura deste discurso sobre a comemoração dos 75 anos de presença das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. É fato que “gratidão e esforço no caminho da perfeição atrai bênçãos de Deus.”.O Colégio Nossa Senhora do Carmo existente, nesta cidade, foi fundado em 1939 pelas Irmãs Ursulinas, as quais permaneceram aqui por três anos e, depois, dirigiram – se para Paraisópolis. Em 02 de fevereiro de 1943, partiram de Amparo para Borda da Mata três irmãs dominicanas: Madre Thereza de Jesus Mendonça, Irmã Maria Alberto Gomes, Irmã Maria Cristina Fernandes.
Seremos eternamente gratas aos Revmos. Cônego Aurélio Mesquita e ao Monsenhor Pedro Cintra, os quais foram fiéis protetores das irmãs e da escola, à Ilustre Sra. Benedita Braga Cobra, inspetora estadual, autoridades locais e a toda população que aguardava ansiosamente a chegada da congregação dominicana em Borda da Mata.
Quando chegaram, foi na Igreja Matriz, hoje, Basílica Nossa Senhora do Carmo, que as irmãs se dirigiram a fim de agradecer e pedir bênçãos divinas para que o trabalho frutificasse em terras bordamatenses.
Após 75 anos, nesta manhã, encontramos – nos aos pés de Nossa Senhora do Carmo agradecendo e louvando nossa missão de levar aos jovens uma educação cristã, pautada nos valores Dominicanos e nos ensinamentos de nossa fundadora, Madre Teresa de Saldanha, a qual incutiu em nossos corações a certeza de que “devemos sempre fazer o bem”.
Diante dessa sublime missão, professores e equipe pedagógica há 75 anos colocam em prática o sonho de Madre Teresa de “formar mentes e corações” de nossos educandos.
Ao planejarmos nossa comemoração, inspirados pela Campanha da Fraternidade 2018, os educadores do CNSC aceitaram e escutaram as palavras de Jesus:
“Felizes os que promovem a paz porque serão chamados filhos de Deus.”
A comemoração teve abertura no dia 17/03/2018 e estende durante todo ano letivo. Desejamos que a paz e o amor plantados pelas primeiras irmãs que aqui chegaram à década de 40 continuem florescendo nos corações daqueles que foram agentes de nossa história e daqueles que, agora, escrevem conosco uma infinita história de amor a Jesus e à educação.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.