Edição impressaConfira a última edição impressa

Corpus Christi: a festa da comunhão de Cristo com seu povo

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 – 59). Esse texto de João nos mostra a presença de Jesus na Eucaristia, como também a importância de estarmos em comunhão com o Senhor por meio da Eucaristia. Existe aí uma promessa de vida eterna para aqueles que comungam o Corpo e o Sangue de Cristo na Santa Missa. Jesus permanece em nós quando o experimentamos na Santa Missa. A Eucaristia é o bem supremo da vida, da Igreja, o centro, o ápice da experiência de todo católico, de toda Igreja. Cristo se faz presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Eucaristia. Por meio da hóstia consagrada podemos adorar o Supremo Bem, o Senhor de todas as coisas, Jesus Eucarístico, certeza do céu. Corpus Christi, que vem do latim, cuja tradução significa “Corpo de Cristo”, é a celebração da presença real de Jesus na Eucaristia. Todos os anos, na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, a Igreja celebra o dia de Corpus Christi. Mas, essa graça divina está à nossa disposição todos os dias na Santa Missa, quando os sacerdotes consagram a hóstia através das palavras: “Isto é o meu Corpo que é dado por vós”. Para nós, católicos, a hóstia se torna o Corpo de Cristo; não sua representação, mas de fato o Corpo de Cristo. A celebração de Corpus Christi tem origem na Igreja, no século XIII, em Liège, na Bélgica, a partir de uma experiência mística da freira Juliana de Cornion, que em 1243, teria tido visões de Jesus Cristo demonstrando o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja e pediu a Santo Tomás de Aquino que preparasse leituras e textos litúrgicos que até hoje são usados durante a celebração. Desde então, a festa do Corpus Christi acontece sempre às quintas-feiras para relembrar a Instituição da Eucaristia na Quinta-Feira Santa, quando o próprio Jesus instituiu este sacramento na Última Ceia com seus apóstolos. Com o tempo, a festa passou a contar com a procissão conduzindo a Hóstia Consagrada em um Ostensório pelas ruas das cidades. As comunidades preparam tapetes enfeitados com temas religiosos para que os fiéis caminhem sobre eles. A procissão representa a caminhada do povo de Deus, que é peregrino em busca da Terra Prometida. Olhando para o Antigo Testamento, vemos o povo que é alimentado com o maná no deserto e hoje somos alimentados pelo Corpo de Cristo, presente na Igreja. Assim, no mesmo dia, acontece a celebração da Santa Missa, a procissão com o Santíssimo Sacramento e a adoração Eucarística. Jesus disse que “estaria conosco todos os dias até os fins dos tempos” (cf.Mt 28, 20). Na Eucaristia vemos essa promessa concretizada. O Corpus Christi é uma grande manifestação de fé do povo de Deus na presença real de Jesus na Eucaristia, que com louvores e toda a força de adoração, declara seu amor a Jesus presente na Eucaristia. *Padre Roger Luis é reitor do Centro de Evangelização Canção Nova e autor do recente lançamento “Clamando por Milagres”, pela Editora Canção Nova.     

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.