Edição impressaConfira a última edição impressa

CRCMG, Ministério Público e Secretaria da Fazenda unem-se no combate aos crimes contra o sistema financeiro

Conselho lança campanha para orientar o profissional da contabilidade sobre cuidados ao aceitar novos clientes

Para atender as determinações do Controle de Atividades Financeiras (COAF), o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) assinou um termo de cooperação técnica com o Ministério Público de Minas Gerais e com a Secretaria de Estado da Fazenda, com o objetivo de estabelecer procedimentos que visem coibir crimes contra o sistema financeiro.

Além disso, o CRCMG vai lançar a campanha “Conheça o seu Cliente” para orientar o profissional da contabilidade a tomar algumas atitudes preventivas antes de aceitar um novo cliente ou um novo serviço. Segundo o presidente do Conselho, Marco Aurélio Cunha de Almeida, é prerrogativa do contador conhecer o cliente pessoalmente, evitando os contatos apenas por meio de terceiros.

“Em muitos casos, o contador realiza o trabalho tendo contato apenas com o motoboy. O profissional precisa conhecer o cliente, confirmar se naquele endereço informado a empresa atua realmente. Ou seja, o contador precisa se resguardar para evitar ser responsabilizado por crimes cometidos por terceiros”, ressalta Almeida.

O CRCMG destaca que o empresário da contabilidade deve fazer uma avaliação de risco de cada cliente e, ao identificar alguma movimentação suspeita, precisa denunciar ao COAF.

“A denúncia é feita pelo sistema do COAF de maneira sigilosa”, esclarece Almeida.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.