Edição impressaConfira a última edição impressa

Cuidado com as dietas da moda

Perda de peso deve ser gradual e com reeducação alimentar

Na era virtual, os milagres parecem surgir todos os dias. Um exemplo são as dietas para emagrecer que surgem com a promessa de perda de peso rápida e efetiva. Como tudo que aparece da noite para o dia, essas dietas da moda, como são cunhadas, devem ser encaradas com um pé atrás. Dieta da Sopa, dos Sucos, da Lua, do Tipo Sanguíneo, de South Beach e tantas outras têm em comum o fato de prometerem uma grande perda de peso em pouquíssimo tempo. “Em uma dieta, nada mais errado do que perder peso de uma só vez. Sabe-se que esse tipo de regime não dá certo, pois o efeito sanfona é certeiro”, comenta Neusa Aparecida Lubeck de Andrade, sócia proprietária do restaurante Sabor de Minas, com duas unidades em Varginha.

As dietas milagrosas são sempre radicais na restrição de calorias, o que não traz benefícios ao corpo humano, pois elas são inadequadas do ponto de vista nutricional. Para a pessoa que quer perder peso com saúde e sair do efeito sanfona, o ideal é uma dieta de reeducação alimentar. “O que as pessoas precisam ter em mente é que o emagrecimento deve ocorrer com mudanças de hábitos alimentares e de comportamento, como a adoção de uma atividade física”, diz Andrade.

Hoje em dia, mesmo as pessoas que almoçam fora todos os dias por força do trabalho, não é difícil ter uma alimentação saudável. “A maioria dos restaurantes é do estilo self service, com opções de legumes, saladas e grelhados. Não existe desculpas para não seguir uma dieta saudável”, diz Andrade. E para as pessoas que ainda tenham dúvida de como fazer a reeducação alimentar, um nutricionista pode ajudar com um plano alimentar adequado para as suas necessidades.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.