Edição impressaConfira a última edição impressa

Cursos profissionalizantes do Pronatec são direcionados para pessoas de baixa renda

Pronatec (1)

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica às pessoas que buscam inserção ou melhores condições no mercado de trabalho. Em todo o Brasil, os alunos dos cursos profissionalizantes do programa recebem uma ajuda de custo por aula, em que adquirem um cartão do Banco do Brasil para sacar o benefício.
Em Borda da Mata, vários cursos já foram ministrados e atualmente dois cursos, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Recursos Humanos, estão em andamento. As aulas são ministradas por professores de reconhecidas instituições, como Senai, Senac e IFSULDEMINAS. O Cras Sebastiana Marques realiza as matrículas e encaminha os alunos para os cursos. Apenas quando as vagas não são preenchidas pelo público-alvo é que outras pessoas podem se matricular.
Quem pode se inscrever nos cursos?
Para participar do Pronatec, a pessoa interessada deve estar cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e possuir renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal de até três salários mínimos na família.
Há outras modalidades do Pronatec, como Brasil sem Miséria, Formação Estudante, Formação Trabalhador, Seguro Desemprego que abrangem outros públicos, portanto, quando os cursos estiverem em período de matrículas, pode-se procurar o Cras Sebastiana Marques, para fazer a pré-matrícula, pois se houver vagas remanescentes, os demais interessados poderão participar também.

Pronatec (2)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.