Departamentos municipais de Tocos do Moji trabalharam as campanhas Junho Vermelho e Junho Violeta com a população
|
Junho é o mês escolhido para trabalhar as campanhas JULHO VIOLETA, em combate a violência contra a pessoa idosa e o JUNHO VERMELHO para incentivar a doação voluntária de sangue.
Na última semana do mês de junho, o Departamento Municipal de Assistência e Promoção Social realizou diversas atividades em prol da campanha.
O evento foi dividido em dois dias, no primeiro dia (25/06) uma palestra sobre os direitos dos idosos realizada na Câmara Municipal. Foi um momento de muita conversa, reflexão e troca de experiências, ao final, foi feito um vídeo de homenagem com uma música muito tocantes e imagens antigas de Tocos do Moji. Alguns se emocionaram ao relembrar de muitos entes que já se foram e com as lembranças de um tempo que não volta mais.
Após a palestra, tiverem uma confraternização, com um café da tarde, preparado com todo carinho.
Na quinta-feira (27/06) foi dia de se movimentar. Logo de manhã, um encontro no Cras com alongamento para seguirem em uma caminhada pelo centro da cidade. Eles carregaram cartazes e distribuíram pelas casas e para as pessoas na rua, folhetos com os direitos dos idosos. Com um carro de som e muita animação, seguiram em caminhada até o ginásio poliesportivo, onde aconteceu o cinema, e foi exibido o documentário “Envelhecência”.
Junho Violeta é uma campanha anual realizada em todo o mundo para conscientizar, prevenir e combater a violência contra a pessoa idosa. A campanha foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 e, no Brasil, é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A cor violeta foi escolhida para a campanha porque simbolizam sabedoria e experiência, qualidades que são frequentemente associadas às pessoas idosas. Além de transformação e superação, uma vez que a campanha busca transformar a realidade de violência contra os idosos e superar os desafios enfrentados por essa população.
Durante o Junho Violeta, diversas ações são realizadas em todo o país, como palestras e debates, além de materiais informativos, para informar a população sobre os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, como identificá-la e como agir diante da situação.
As caminhadas e eventos públicos servem para mobilizar a sociedade e sensibilizar as pessoas para a importância da proteção dos direitos dos idosos, além de criar momentos de socialização entre eles.
É importante lembrar que a violência contra a pessoa idosa pode se manifestar de diversas formas, como:
– Violência física: Agressões, empurrões, tapas, chutes, queimaduras e outros tipos de violência física;
– Violência psicológica: Ameaças, insultos, humilhações, chantagens e outras formas de violência emocional;
– Violência sexual: Abusos sexuais, estupros e outras formas de violência sexual;
– Negligência: Abandono, falta de cuidados básicos, recusa de atendimento médico e outras formas de negligência;
– Violência patrimonial: Roubo, furto, estelionato e outras formas de violência que visam os bens da pessoa idosa.
Se você presenciar ou sofrer algum tipo de violência contra a pessoa idosa, denuncie:
– Disque 100: Central de Atendimento à Mulher, que também recebe denúncias de violência contra a pessoa idosa;
– Disque 180: Centro de Valorização da Vida, que oferece apoio emocional e orientação para pessoas em situação de violência;
– Conselho Municipal do Idoso: Órgão presente em cada município, que recebe e apura denúncias de violência contra a pessoa idosa.
– Delegacia de Polícia: Em casos de violência física ou sexual, a vítima também pode registrar a ocorrência na delegacia de polícia.
Devemos lembrar que a violência contra a pessoa idosa é um crime e não deve ser tolerada. Denunciar é o primeiro passo para proteger os direitos dos idosos e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
O Departamento de Assistência e Promoção Social segue com atividades voltadas para o público da terceira idade, com viagens, eventos, e o projeto “Integração Digital”, onde eles ensinam a população idosa a fazer o uso consciente dos aparelhos celulares bem como seus aplicativos e as redes sociais.
A próxima etapa acontecerá agora no mês julho e o tema será ‘WhatsApp”.