Desfile Cívico em Tocos do Moji mostra valores que são fundamentais para a formação das crianças, adolescentes e jovens
|Os desfiles Cívicos são momentos de celebração da democracia e da participação cidadã. Eles valorizam a cultura, ajudam a preservar e difundir as tradições brasileiras e fortalecer os laços comunitários.
Na cidade de Tocos do Moji, o dia 07 iniciou com um simples e breve Ato Cívico, tendo autoridades públicas e militares hasteando a bandeira, seguido pelo desfile cívico.
Como de costume, a cidade sempre traz temas relevantes para a sociedade e a educação em seus desfiles, e neste ano, as Escolas e a Creche, juntamente com a Escola Estadual e o grupo da Terceira Idade do CRAS, representaram no desfile os valores que são fundamentais para a formação das crianças, adolescentes e jovens,e que contribuem para uma sociedade digna, justa e próspera.
O respeito, base para a convivência mútua, foi representado pela diversidade cultural, que enriquece o país tornando-o único, de misturas, cores e beleza singular.
Seguindo o protocolo, as bandeiras do País, Estado e Município abriram o desfile ao som da fanfarra composta pelos alunos do ensino fundamental II e ensino médio da Escola Estadual José Tomás Cantuária Junior, que apresentaram algumas músicas populares, dobrados e clássicos, representando a diversidade musical.
A Creche Municipal foi a primeira instituição e trouxe como mensagem, a importância de se plantar os valores desde cedo, para se colher os frutos no futuro. Os alunos desfilaram acompanhados de seus pais e responsáveis, pregando os valores de união entre a escola e a família.
As Escolas Municipais apresentaram a diversidade cultural, representada pela cultura das cinco regiões do Brasil, e as festas típicas, além de pregar o respeito pelas diferenças. Além da diversidade, abordaram de forma criativa, os valores que são ensinados através dos clássicos da literatura infantil, histórias que ensinam lições.
A escola estadual usou as diferentes cores para representar os valores morais e a sua importância na sociedade.
As balizas das escolas encantavam com a beleza das apresentações, mas, além do encantamento, este foi mais um momento de ensinamento. A Escola Municipal Manoel Rodrigues Machado fez uma apresentação inclusiva, colocando em destaque uma aluna cadeirante como baliza.
Após muitas lições, aprendizados e valorização das diferentes culturas que nos cercam, a Turma da Terceira Idade do CRAS fechou o desfile apresentando uma Carta Aberta para as gerações futuras, com palavras de incentivo, sabedoria e ensinamentos que não tem preço.
Assim, por meio da cultura, do respeito, da diversidade e da educação, este ato cívico tornou-se mais que um momento de patriotismo, e sim um momento de reflexão e uma oportunidade de sermos melhores no futuro.