Edição impressaConfira a última edição impressa

Dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

 

A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

A data é comemorada com a intenção de informar e conscientizar sobre a importância de prevenir, diagnosticar e tratar esta doença.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no país.

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença que pode não ser percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Para combater a transmissão da tuberculose, precisa manter bons índices nos seguintes temas:

Aumento da cobertura da Testagem para HIV;

A melhora da adesão ao tratamento;

Expansão da oferta de tratamento preventivo ( latente ).

Aumentar a realização dos exames de diagnóstico da Tuberculose.

Fonte: Ministério da Saúde

Tem dúvidas ou gostaria de saber mais? Procure o posto de saúde mais próximo ou converse com sua agente de saúde.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.