Edição impressaConfira a última edição impressa

Dia dos Pais: consumidor recorre a mídia social para pesquisa de melhor presente

pai

Com a inflação em alta, muitos filhos estão tomando mais cuidado na hora de gastar

Mais cautelosos com a alta da inflação, os consumidores estão segurando ainda mais as carteiras nos bolsos. As pessoas não querem se endividar ou comprometer a renda gastando mais do que podem. Para se ter uma ideia, uma das datas de maior consumo, que costuma ser o Dia das Mães, este ano sentiu uma queda que segundo a Serasa foi de 2,6%, a primeira registrada na série do indicador que teve início em 2003.

Mesmo com a instabilidade econômica do momento, as datas comemorativas costumam ser o período em que o comércio registra um maior número de vendas e para o Dia dos Pais haverá sim um movimento. Isso acontece porque as famílias consideram que é necessário, ou um costume, presentear alguém querido em datas como esta. Além disso, fica difícil deixar de agradar alguém que se ama, mesmo em época de inflação alta.

Opção para presentear os pais não faltam, pode ir desde um chinelo charmoso, uma carteira prática, uma camisa e até mesmo um relógio de marca, um terno ou uma poltrona bem confortável, entre outros itens com preços mais elevados. A “lembrança” pode ter preços variados e possíveis a diferentes bolsos. Porém, não dá para sair por aí comprando, por exemplo, uma camiseta polo, sem antes pesquisar os preços, principalmente na atualidade, quando há uma grande discrepância de valor de uma loja para outra. A mesma camiseta, de boa qualidade, pode ser encontrada por valores muito diferentes, que podem variar de cerca de R$ 90,00 até mais de R$ 400,00.

Para gastar certo e bem é necessário pesquisar. O que ajuda é que o comércio já sentiu a queda no movimento das compras e, por isso, está oferecendo ofertas e propostas interessantes para os consumidores, e dá para adquirir algo interessante por um valor mais justo. Porém, é necessário comparar, conferir e buscar informações sobre qual loja ou marca é mais interessante e tem um custo que cabe no seu bolso. Por exemplo, no caso de roupa, como a citada acima, pode ter qualidade, confecção e tecido semelhantes, porém o valor dependerá do local comprado ou da marca. Se a idéia é economizar, vale à pena escolher aquela que não pesará no orçamento.

Felizmente, para este trabalho, não é mais necessário grandes caminhadas ou deslocamentos, a internet e os celulares são grandes aliados e facilitam na hora de comprar por preços melhores. Há aplicativos que funcionam de forma totalmente gratuita, como é o caso do Dica de Preço. “O intuito é ajudar as pessoas a trocarem informações sobre preços, para que elas mesmas consigam otimizar suas compras, o que é extremamente necessário nestes tempos de crise”, afirma Leonídio de Oliveira Filho, empresário e criador do Dica de Preço. Assim é possível comparar o mesmo produto em distintos locais, escolhendo sempre pelo melhor preço.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.