Edição impressaConfira a última edição impressa

Dicas para quem quer se manter no emprego e para quem procura uma nova colocação

images

O dia do trabalho já passou, mas muitos não tiveram o que comemorar neste 1º de maio de 2015.
Se de um lado a cada dia aumenta o número de brasileiros que perderam seus empregos e precisam de uma nova colocação. De outro, a sombra do desemprego preocupa grande parte da população ativa, que cada vez mais teme perder seu lugar no mercado de trabalho.
Segundo dados da Pnad Contínua, pesquisa sobre mercado de trabalho em âmbito nacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país subiu para 7,4% nos três meses que antecederam fevereiro. A taxa revela aumento da desocupação na comparação com os três meses anteriores, quando era 6,5%. O número de pessoas sem emprego subiu 950 mil no trimestre, alta de 11,7%.
Já o Índice de Medo do Desemprego cresceu 32,1% em março em relação a dezembro de 2014, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, foi o maior crescimento do indicador desde o início da série história, em 1999. Na comparação com março de 2013, o índice está 34,2% mais elevado.
Em tempos de incertezas como este, é fundamental que o trabalhador tenha as ferramentas certas para ocupar o seu espaço no mercado, por isso, Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1, traz dicas importantes para todos os trabalhadores.
Para quem está desempregado, ele explica como encontrar uma nova colocação.
E para quem está trabalhando, traz dicas para manter o emprego e crescer profissionalmente.
Dicas para quem está procurando um emprego

  1. Mantenha sua autoestima

É importante não se enxergar como uma pessoa desempregada e, sim, disponível no mercado de trabalho. Pode parecer a mesma coisa, porém, a palavra desempregado pesa inconscientemente e sobrecarrega ainda mais a situação.

  1. Atualize seu currículo

Deixe sempre seu currículo atualizado e lembre-se de destacar os resultados e conquistas que foram alcançados decorrer da carreira. Isso chama a atenção dos recrutadores e te diferencia entre os demais candidatos.

  1. Valorize o networking

Networking é uma expressão em inglês que representa uma rede de contatos, ou seja, as pessoas que você conhece e os relacionamentos que mantém com elas. De forma resumida, significa que quanto maior for sua rede de contatos, maior será sua possibilidade de conseguir uma colocação profissional, fechar negócios e obter informações privilegiadas.

  1. Participe de cursos, eventos e palestras

Além de se atualizar e melhorar seu currículo, você tem a oportunidade de conhecer pessoas novas e ampliar sua rede de contatos

  1. Tenha um cartão pessoal

Quem está em busca de novas oportunidades precisa ter um cartão pessoal sempre à mão. Assim, você pode deixar seu contato com as pessoas que conhecer e ainda evita o constrangimento de, quando alguém solicitar o seu telefone ou e-mail, precisar anotar no papel.

  1. Cadastre se currículo em plataformas de emprego on line

Cada vez mais as empresas deixam de lado o processo tradicional de currículo e triagem. Optar por enviar o currículo impresso para as empresas é correr um sério risco de que ele se perca entre tantos outros papéis.
As plataformas on line oferecem opção de cruzamento de dados rápida e eficiente, que coloca seu currículo em contato direto com o empregador que precisa de alguém com o seu perfil.
Existe ainda outra vantagem: o currículo on line pode ser alterado a qualquer momento e não corre o risco de ficar desatualizado.

Dicas para quem quer se manter no emprego

  1. Atualize-se

O mundo está em constante transformação e é fundamental que os profissionais mantenham-se atualizados em suas áreas de atuação. Faça cursos, assista palestras e troque experiências com outros profissionais da sua área. Você vai se tornar um profissional melhor e com muito mais ferramentas para desenvolver o seu trabalho. Com certeza a empresa vai perceber.

  1. Pense em melhorias

A excelência é o oposto da estagnação. Sempre há algo que pode ser melhorado ou otimizado. Pense em possíveis melhorias para seu departamento. Dedique-se a achar soluções que possam ser feitas sem a necessidade de investimentos, ou com investimentos pequenos. Isso mostra comprometimento com o trabalho e com a empresa.

  1. Invista em idiomas

Vivemos em um mundo globalizado, onde a internet deixou as distâncias praticamente inexistentes. Saber se comunicar em outros idiomas alarga suas fronteiras pessoais e profissionais e amplia suas possibilidades.

  1. Seja sociável

Se relacione com pessoas da sua área e das outras. Seja solícito e atencioso com todos e procure manter o bom humor. Pessoas agradáveis e bem relacionadas costuma ser bem vistas pelas chefias pois ajudam a manter o ambiente de trabalho em harmonia.

  1. Ansiedade atrapalha produtividade

Se você foi escolhido para a vaga que ocupa é porque tem os atributos necessários. Não deixe que a ansiedade ou insegurança interfiram no seu desempenho. Dedique-se às suas atividades com excelência e o único lugar que a empresa vai pensar em te mandar é para uma promoção.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.