Edição impressaConfira a última edição impressa

Dinis Pinheiro inaugura estátua de Tiradentes na Assembleia de Minas

Para o presidente da Assembleia, a inauguração da estátua é uma maneira de preservar a memória de Tiradentes

Um dia após o feriado de Tiradentes, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Dinis Pinheiro (PP), prestou uma homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira. No Hall das Bandeiras da Assembleia, onde se encontra a entrada principal da sede do Legislativo Mineiro, Dinis inaugurou a estátua de Tiradentes. A escultura de Tiradentes faz parte do projeto inicial do edifício sede da Assembleia, inaugurado há 40 anos e tombado pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.

Em seu pronunciamento, Dinis mostrou-se lisonjeado por homenagear Tiradentes e destacou o espírito libertário e a coragem cívica desse herói nacional. “Hoje é um momento de grande alegria, momento de reverenciar nosso símbolo maior de liberdade, um homem visionário, aguerrido, detentor de qualidades dignas de um líder, o nosso Tiradentes. Inaugurar a estátua deste visionário homem na Casa do Povo Mineiro é ter a certeza que seus ensinamentos estão sendo cumpridos em Minas e que seu legado nunca será esquecido”, frisou.

O presidente da ALMG afirmou que a iniciativa significava um reencontro com a história e o resgate de um compromisso com a sociedade mineira e com a memória de Tiradentes. “Nesta tarde, temos a oportunidade de recuperar esta bela história, que nos enche de orgulho e nos inspira”. Ele destacou “a vocação extraordinária do mineiro para a liberdade”, evidenciada no sonho de Tiradentes por uma nação justa e igualitária.

O parlamentar também exaltou o talento e a criatividade do artista plástico mineiro Léo Santana, a quem agradeceu “pelo belo presente”. Ele é o autor da escultura em bronze, de 1,78m e 180 quilos (mais 80 cm de base), colocada em frente ao Palácio da Inconfidência, próximo à entrada da rampa para pessoas com deficiência. Léo Santana, que trabalhou por três meses na execução da obra, é conhecido por ser o autor da escultura “Drummond no Calçadão”, inaugurada em 2002 na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e as esculturas do “Monumento 20 anos Diretas Já”, em homenagem a Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e Teotônio Vilela, inauguradas em 2004 na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte.

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em 1746, na Fazenda do Pombal, em Minas Gerais. Foi um dos integrantes do movimento separatista Conjuração Mineira, mais conhecido como Inconfidência Mineira, que buscava libertar Minas Gerais da dominação portuguesa e, inspirado pelos ideais iluministas da França e da Independência dos Estados Unidos, instituir a república na região. Foi condenado à morte, sentença cumprida em 21 de abril de 1792. Atualmente, Tiradentes é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil e patrono das polícias militares.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.