Edição impressaConfira a última edição impressa

Dois casos de Covid-19 em Borda da Mata estão curados. Paciente relata tratamento e recuperação

O boletim epidemiológico do coronavírus (Covid-19) de Borda da Mata, atualizado no dia 17 de abril, confirma que os dois casos confirmados no município estão recuperados. Os pacientes já estão em casa, passam bem e já estão livres do vírus.
RELATO DO PACIENTE WILLIAN
O paciente Willian Martins, diagnosticado, tratado e curado da Covid-19 relata que de todos os sintomas que pareciam uma gripe comum, a falta de ar fez com que ele procurasse ajuda “Senti muita falta de ar, muita mesmo. Puxava o ar e não vinha. É desesperador. Foi então que chamei a agente de saúde e a enfermeira do bairro. São as melhores pessoas para dar informações e prestar os primeiros cuidados, justamente porque elas conhecem nosso histórico.” Willian foi atendido pela equipe de Saúde da Família do bairro Santa Rita.
Willian fala ainda dos dias em que esteve internado no Pronto Atendimento Municipal “Eu cheguei na cadeira de rodas, passando muito mal, fiquei em isolamento, muito bem tratado, mas o isolamento é difícil, precisa ter muita paciência, foram quatro dias intensos. Tive alta dia 30/03, mas o exame demorou pra chegar confirmando o coronavírus.” A Secretaria Municipal de Saúde teve a confirmação do exame no dia 10/04. Desde o final de março, o paciente está curado e não transmite o vírus para outras pessoas.
Para a Secretária de Saúde, Rosaly Esther, o tratamento e recuperação do paciente atendido em Borda da Mata é um mérito dos profissionais que estão a frente no combate ao coronavírus “desde a atenção básica com a Saúde da Família até às urgências e emergências 24 horas por dia no Pronto Socorro, enfatizamos muito o atendimento humanizado para ajudar a pessoa em um momento de vulnerabilidade.”
NOTIFICAÇÕES
Os casos são notificados a partir da ida do paciente às Unidades Básicas de Saúde. Além disso, a Vigilância em Saúde também procura pacientes com base em informações e denúncias da própria população. Sintomas como febre e falta de ar são considerados sintomas suspeitos de coronavírus (Covid-19), os quais são comunicados para a equipe de Vigilância em Saúde. As equipes da Saúde da Família acompanham o paciente e a família durante todo o período de isolamento domiciliar, com comunicação diária, orientações médicas e de enfermagem para que o paciente tenha todo o suporte durante a quarentena.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam