Edição impressaConfira a última edição impressa

Trabalhar com o Dom pode superar a depresssão pós-férias

 Não é raro sentir um pouco de desconforto ao retornar das férias. As preocupações que deixamos, a rotina diária e os pequenos problemas voltam à tona. Alguns profissionais demonstram este incômodo ao voltarem para seus trabalhos. Sintomas físicos e emocionais podem estar relacionados a uma depressão pós-férias.

Alguns indícios que caracterizam esta situação são: dores musculares, cansaço, insônia, problemas gastrintestinais, angústia, ansiedade, culpa, raiva, uso de medicamentos / drogas, consumo de bebidas alcoólicas, ingestão excessiva de alimentos calóricos e tabagismo.

Segundo a Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), 23% da população passa por esse tipo de depressão. O problema se torna realmente preocupante quando ultrapassa as duas semanas após o fim do recesso. Nesse momento, é hora de descobrir o verdadeiro motivo do mal-estar. A rotina profissional não deveria causar sofrimento, afinal, precisamos de nossos empregos para viver e devemos encontrar prazer em exercer nossas funções.

Confúcio, o sábio chinês, dizia: “ trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida”. Nesse mesmo sentido, a autora do livro “O que falta para você ser feliz?”, Dominique Magalhães, afirma que quando a pessoa trabalha com o verdadeiro Dom, apesar dos momentos de estresse no dia a dia, existe o prazer ao exercer a atividade profissional, pois, ao estarmos realizados com nossas escolhas, somos felizes exercendo-as.

A escritora aponta que, em alguns casos, é necessário fazer ajustes na maneira como o Dom é exercido. No caso de um publicitário que trabalha em uma grande empresa, por exemplo, ele pode até estar na carreira correta, contudo, o seu perfil não é o ideal para um ambiente muito formal.  Ele precisará de espaço para aplicar toda a sua criatividade, espaço para se expressar, sem críticas ou rédeas.  Talvez a solução seja ter uma conversa sincera e amigável com o chefe, mostrando seu ponto de vista e apontando suas necessidades para evoluir.  Ou, quem sabe, talvez não seja a hora de abrir o seu próprio negócio?

Vamos falar mais sobre isso? O que acham de uma matéria a respeito do assunto?

Caso tenha interesse pela pauta e precise de mais informações, a autora está à disposição e pronta para se aprofundar no assunto.

Sobre Dominique Magalhães:

De origem simples, Dominique Magalhães, empresária com forte foco no social, nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu dos oito aos 26 anos em Carangola, município localizado em Minas Gerais. Saiu do interior com objetivo de trabalhar seu talento e vocação. Em busca da profissão dos sonhos, desempenhou várias funções que foram de cabeleireira à vendedora. Em 2005, movida por uma paixão de escrever diálogos e roteiros, montou a Dom Produções Criativas, uma produtora audiovisual independente. Atualmente, é autora do método “Dom” e “Projeto Social Dom – Qual é o seu dom?” – com objetivo de levar as pessoas a compreenderem, capacitarem e compartilharem seus dons, para obterem uma vida plena e feliz.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.