Edição impressaConfira a última edição impressa

Duas estudantes de Borda da Mata que se formaram em enfermagem na PUC de Poços de Caldas fazem trabalho de conclusão de curso sobre acidentes de motos que é destaque na imprensa daquele município

estudantes-de-pocos.jpg

Duas estudantes de Borda da Mata que se formaram em enfermagem na PUC de Poços de Caldas fizeram um trabalho de conclusão de curso que foi destaque na imprensa de Poços de Caldas. As estudantes são Camila Paula Rodrigues e Thalita Rodrigues da Silva Figueiredo e também fez parte do grupo delas, o estudante Hélio Acácio da Silva, que também é motorista da SAMU na cidade.

O trabalho delas é em relação ao registro de acidentes envolvendo motociclistas socorridos pelo SAMU em 2009.

Os dados são alarmantes. Com uma frota de quase 11 mil veículos entre motocicletas e motonetas, foram registrados 309 acidentes, mas esse número pode ser acrescido, segundo as estudantes, em 20%, já que muitos são socorridos pelo Corpo de Bombeiros.

Os jovens são a maioria dos acidentados e 80% do sexo masculino. 39% acontecem no centro da cidade.

O horário dos acidentes também chama a atenção, 28% ocorrem das 6h às 12h, 33% das 12h às 18h e 28% das 18h às 24h. Para os estudantes, a conclusão é que das 6h até às 24h, não existe um horário mais ou menos perigoso, os acidentes acontecem em qualquer horário.

As estudantes dizem que muitos jovens, já que o estudo aponta que a maioria está entre 18 e 35 anos, perdem a vida ou ficam com sua mobilidade comprometida, trazendo prejuízos, não só para eles mesmos, mas também às famílias e a sociedade. Segundo elas, esse foi um dos motivos que levaram o grupo a se dedicar à pesquisa em busca de números e percentuais que permitissem traçar um quadro realista da situação.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.