Edição impressaConfira a última edição impressa

Editora lança livro infantil feito com papel sintético de plástico reciclado

A obra, que é inspirada nos painéis “Guerra” e “Paz” de Candido Portinari e foi desenvolvida especialmente para as crianças, tem uma preocupação com a sustentabilidade e utiliza o Vitopaper®, tecnologia 100% brasileira da Vitopel

Considerado um dos artistas mais prestigiados do país, e um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos, Candido Portinari será homenageado em mais uma publicação que faz referência ao seu trabalho. Trata-se de “Guerra” e “Paz”, o novo livro infanto-juvenil da editora Cria Mineira, foi lançado 12 de abril, em Alfenas, MG. A obra, que leva o nome e é inspirada nos famosos painéis de Portinari, foi desenvolvida especialmente para as crianças e tem uma preocupação em conscientizar os pequenos sobre questões ecológicas e de direitos humanos. Para isso, o livro utiliza o Vitopaper®, papel sintético criado de diversos tipos de plásticos reciclados com tecnologia 100% Brasileira da Vitopel.

 

Unindo sustentabilidade e alta qualidade visual, “Guerra” e “Paz” possui 36 páginas e é inteiramente feito em Vitopaper®. Cem por cento reciclável, o papel desenvolvido pela Vitopel é extremamente resistente e possui textura agradável ao toque. Um detalhe importante, principalmente levando-se em consideração que o produto é desenvolvido especialmente para o público infantil, é que o papel sintético feito de plásticos reciclados é difícil de rasgar e não molha. Outra vantagem é que o processo de impressão dos livros produzidos com Vitopaper® gera uma economia de quase 20% em relação a outros materiais e incentiva a coleta seletiva no Brasil, já que para cada tonelada produzida do Vitopaper® são retirados das ruas e lixões cerca de 850 quilos de resíduos plásticos.

 

Desde que o Vitopaper® foi lançado, no final de 2009, diversas parcerias já foram realizadas pela Vitopel para o fornecimento do material, entre elas, com o Centro Paula Souza (para impressão de livros didáticos a serem usados nas ETECs e FATECs), Braskem (Relatório Anual), Instituto de Embalagens (livros), revista Lounge (LTM Editora), catálogos de produtos, medicamentos e cartilhas, entre outros.  “O principal objetivo com a criação do Vitopaper® foi fomentar a reciclagem do plástico flexível e foi algo inédito para o mercado, principalmente quando levamos em consideração que o nosso produto final é um papel da mais perfeita qualidade”, afirma Christian Almeida, gerente de marketing e planejamento estratégico da Vitopel.

 

O conceito e desenvolvimento de “Guerra” e “Paz” surgiu em 2008, quando a coordenadora geral do projeto, Nádia Alonso, conheceu João Portinari, filho do pintor Candido Portinari. “Na época, eu estava elaborando um DVD que retratava a vida de vários pintores. Nos aproximamos muito nesse período, mas foi em 2010, com o esforço do João em trazer os painéis expostos na ONU com umas das principais obras de seus pai, para serem exibidos no Brasil, que surgiu a idéia de fazermos uma obra infantil em homenagem a esse grande pintor que foi Candido Portinari. Foi fundamental e importante o apoio e incentivo do João Portinari desde o começo do projeto”, explica Nadia. Além de retratar o tema da sustentabilidade na obra, a coordenadora geral de “Guerra” e “Paz” quis levar ao pé da letra o tema desde o começo. “Era fundamental que essa questão fosse tratada da melhor forma possível e, para isso, nada melhor do que fazer o livro inteiramente voltado para este conceito. Por isso, quando conheci o Vitopaper® fiz questão de que a nossa obra fosse feita com esse plástico reciclável”, enfatiza Nadia.

 

Sobre a Vitopel – A Vitopel investe anualmente cerca de US$ 2 milhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e detém outras patentes de produtos criados para diversos mercados. Em Votorantim se localiza a única Planta Piloto (só existem três no mundo) e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da América Latina, o que lhe permite a busca constante por soluções em filmes flexíveis para as mais diversas demandas.

 

A Vitopel tem capacidade produtiva de 120 mil toneladas de filmes flexíveis em suas três unidades, duas no Brasil (Mauá e Votorantim, no Estado de São Paulo) e uma em Totoral (Argentina). Com presença global e escritórios no Brasil, Estados Unidos e Argentina, a empresa estabelece parcerias comerciais pelos cinco continentes. Além de sua liderança no mercado brasileiro, exporta para países da América Latina e América Central, Europa e África. 

 

Sobre o livro “Guerra” e “Paz” – Além de aproximar o público infantil da obra de Portinari, o livro da editora Cria Mineira, escrito pelo autor Eraldo Miranda, utiliza os desenhos do ilustrador Marcelo Alonso, feitos a partir dos painéis “Guerra” e “Paz”, para contar a história de um grupo de pequenas mãozinhas e de um menino que, juntos, buscam levar justiça e fraternidade aos homens. De maneira extremamente lúdica, a publicação fala, por meio da arte, de problemas sérios, como o bullying e questões relacionadas à cidadania, solidariedade e direitos humanos.

 

Além da preocupação com a sustentabilidade e o meio-ambiente, “Guerra” e “Paz” traz toda uma reflexão sobre questões relacionadas aos Direitos Humanos, principalmente no suplemento pedagógico que acompanhará o livro e será vendido especialmente para os professores que quiserem desenvolver o conteúdo do livro com os seus alunos. 

 

 

 

 


 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.