Edição impressaConfira a última edição impressa

Educador financeiro orienta para férias de julho

ferias

Mesmo em meio à crise econômica, viajar nos próximos meses é a pretensão de 64% dos brasileiros, segundo pesquisa da Ipsos a pedido da Europ Assistance. Porém, dentre os que vão viajar, 66% afirma que pretende diminuir os custos dos passeios. Para o educador financeiro e diretor da Unidade DSOP de Belo Horizonte, Sandro Borges, a redução de custos depende da realização de um planejamento financeiro.

De acordo com Sandro Borges, o período é propício para olhar para as finanças, pois é apenas conhecendo o padrão de vida atual que é possível estabelecer os gastos das férias de forma mais adequada. “É preciso fazer um bom planejamento para que os passeios ou viagens de férias não virem um pesadelo, provocando um desequilíbrio financeiro nas contas da família”, diz Sandro Borges, educador financeiro DSOP.

A orientação é reunir a família e conversar sobre quais são as expectativas de cada um para as férias, considerando em seguida os limites de gastos para tomar a decisão mais assertiva. Os sonhos que não puderem ser realizados agora não devem ser esquecidos, e sim considerados no planejamento das férias seguintes.

“Uma viagem de férias normalmente é o sonho coletivo de uma família, por isso é importante que ela seja bem planejada. É preciso fazer um diagnóstico financeiro, para conhecer a verdadeira situação de cada membro da família, visando o que cada um pode contribuir para a realização desse sonho tão importante – seja nessas férias ou nas próximas, considerando o tempo necessário para poupar o valor total”, orienta Sandro Borges.

O período de descanso é propicio para viver momentos agradáveis, portanto a orientação é poupar dinheiro com antecedência para negociar descontos no pagamento de passeios e viagens, evitando o acúmulo de dívidas que reduz a força de pagamento e pode levar à inadimplência no futuro.

Conheça 6 orientações para preparar o bolso para as férias de julho:

  1. O planejamento de uma viagem deve ser feito com antecedência para que seja possível controlar os gastos e evitar imprevistos;
  1. O pagamento à vista é o mais indicado, visando a tranquilidade financeira após a viagem. Lembre-se de ter dinheiro para emergências;
  1. Pesquise preços de passagens e hospedagens online, pois na internet há oscilações de preços e descontos expressivos;
  1. A quem vai ficar em casa, é válido determinar o limite de gastos para o período e estabelecer os passeios com antecedência;
  1. Quem não tem tempo ou dinheiro, pode aproveitar a oportunidade para organizar as finanças e fazer um planejamento para as férias seguintes;
  1. Nas férias de julho, acontecem gratuitamente diversas atividades culturais e de lazer. Conheça a programação de sua cidade e participe!

Fonte: DSOP Educação Financeira

Sobre Sandro Borges

Sandro Borges é educador financeiro DSOP, contabilista, tributarista, professor e escritor.

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.