Edição impressaConfira a última edição impressa

Eleitor gastará menos de 1 minuto para votar nas eleições municipais no próximo domingo

eleicoesNas eleições municipais do próximo dia 2 de outubro, o tempo médio de votação não deverá ultrapassar um minuto, tendo em vista que a escolha recai apenas sobre os cargos de prefeito e vereador.
A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi feita com base em dados de eleições municipais anteriores. Em 2012, o tempo médio foi de 40 segundos. Nas eleições municipais de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para fazer sua opção.

Esse é o tempo calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto no segundo cargo (prefeito).Para dar facilitar e agilizar o tempo de votação, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem os números de seus candidatos anotados em papel, a chamada ”cola eleitoral”.
Na votação, o eleitor votará primeiro para vereador. O candidato deverá ser identificado por cinco dígitos. Na sequência, escolherá o candidato a prefeito, identificado por dois dígitos. Em cidades com mais de 200 mil habitantes, se o primeiro colocado não obtiver mais de 50% dos votos, haverá segundo turno.  A Baixada Santista estará representada entre os municípios paulistas que testarão pela primeira vez o reconhecimento biométrico de eleitores no dia 2 de outubro. São Vicente é uma das 15 cidades escolhidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado para desenvolver o projeto piloto da identificação híbrida, como é chamada a tecnologia.
Nem todo o eleitorado, porém, fará a identificação biométrica. Segundo o TRE, dos 256.517 vicentinos aptos para ir às urnas, apenas 15.676 estão cadastrados no sistema e terão as suas impressões digitais verificadas no acesso à urna. Os demais utilizarão a identificação convencional, mediante apresentação de um documento com foto aos mesários e assinatura para liberação da cabina de votação.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.