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Em poucos dias o comportamento leitor do Brasileiro será revelado pela nova pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

Maior e mais completo estudo sobre leitura no País será apresentado em Brasília, e contará com a presença dos Ministérios da Cultura e da Educação

No próximo dia 28 de março, o IPL – Instituto Pró-Livro divulga os resultados da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, considerada o mais aprofundado estudo do mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro. No seminário realizado em Brasília, o levantamento será apresentado pelos representantes do Pró-Livro e contará com a presença dos Ministérios da Cultura e da Educação, além de especialistas de órgãos de Educação e Cultura, entidades, estudiosos e formadores de opinião.

 

Para a presidente do IPL, Karine Pansa, o estudo “visa mostrar muito além do comportamento do leitor brasileiro, mas também promover reflexões e debates sobre os avanços e os impasses que os resultados revelarão”. Encomendado pela instituição junto ao IBOPE Inteligência, o encontro está marcado para as 13h15 na capital federal. “Esperamos que os cenários apresentados possam contribuir para a avaliação e a implementação de políticas públicas que melhorem os índices de leitura no Brasil”, destaca.

 

Dentre os aspectos levantados pela pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, o seminário apresentará as percepções da leitura no imaginário coletivo, os perfis do leitor e do não leitor de livros e as preferências e motivações dos leitores, o que inclui os livros digitais e os canais e as formas de acesso ao livro, com destaque às bibliotecas públicas.

 

Sobre o Instituto Pró-Livro

Em meio a estudos e encontros para discutir os caminhos da leitura e do livro no país, representantes do Governo e de entidades do livro, firmaram em outubro de2006 acriação do Instituto Pró-Livro (IPL). Com o papel de impulsionar as ações de melhoria do hábito de leitura do brasileiro e o acesso ao livro, o IPL tem como principal objetivo promover e incentivar ações para a reversão deste quadro. A associação de caráter privado e sem fins lucrativos conta com o apoio de três importantes entidades do mercado livreiro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e a Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros). 

 

 

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