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Empreender: plano A para 2015!

A virada de ano é sempre uma opção para rever planos e traçar novas metas. Certamente, empreender povoa os objetivos de muitos, mas tirar o plano do papel, exige muita força de vontade e foco.

 

As franquias são opções estratégicas para quem quer iniciar o ano de 2015 como empreendedor. Não é qualquer iniciativa privada que inclui em sua cartilha: assistência em relação ao mercado, direcionamentos estratégicos, respaldo jurídico e cursos de especialização, o que, normalmente, as franquias asseguram. Para o investidor iniciante é uma opção providencial.  E o mercado ainda tem indicativos favoráveis. Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franquias, o faturamento do setor ultrapassou o PIB do País em 2013, alcançando 11,9%.

 

No entanto, é necessário cautela. Como qualquer investimento, as franquias não fogem ao risco. A equipe do “Empreendedores Web” listou algumas opções de franquias em que as perspectivas para 2015 são animadoras, no segmento de baixo investimento. Entre elas, estão os setores de beleza e estética, microfranquias, serviços, franquias virtuais e marketing digital.

 

Nessas propostas considere, essencialmente, um aprofundamento a respeito das franquias virtuais, detentoras de uma tríade tentadora: baixo investimento inicial, e pequena necessidade de capital de giro diretamente relacionada à possibilidade de criação do negócio em uma home-office. Esse segmento exige, fundamentalmente, um papel ativo do franqueado, por se tratar de um modelo de negócio que demanda pouca mão de obra e não exige, a curto prazo, o estabelecimento de um ponto comercial.

 

Se você tem interesse em empreender nessa área, insira entre seus planos de 2015 a visita às Feiras do Empreendedor, levadas a cabo pelo SEBRAE, todos os anos, em várias regiões do País. A programação de 2015 já está disponível no site da instituição. Além disso, considere um plano B de renda no tempo médio de maturação das microfranquias, entre 18 e 24 meses.

 

Quando em contato com o idealizador da marca nas Feiras do Empreendedor, o ideal é extrair o máximo de informação a respeito daquele negócio. Qual o capital de giro necessário para inserir-se no mercado? Qual o respaldo oferecido pela companhia? Realize, também, um exercício de autoconhecimento para avaliar a sua identificação com aquele negócio, se você compartilha dos valores da empresa, de que forma você pode melhor utilizar as ferramentas de marketing fornecidas pela organização, etc.

 

As franquias são excelentes vias de acesso ao empresariado por aqueles que não tem experiência no mercado e dispõe de capital. No entanto, nenhum segmento se identifica tanto à célebre frase de Thomas Edison: “A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração” como as franquias. Arregace as mangas e mãos à obra em 2015!

Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.

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