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Empresas perdem 5% do seu faturamento anual por causa de fraudes

As empresas em todo o mundo têm cerca 5% do seu faturamento perdido a cada ano em função de práticas fraudulentas ou irregulares, afirma o diretor da área de Serviços Forenses da KPMG no Brasil, Claudio Peixoto. “As empresas privadas arcam com custos enormes em função de fraudes e corrupção” observa o executivo.

Segundo Peixoto, existe o triângulo da fraude, formado por oportunidade, pressão e racionalização. No primeiro componente, a fraqueza nos controles internos abre caminho para o fraudador. O segundo está ligado a pressão que o funcionário sofre para cometer a fraude, podendo essa pressão ser da empresa (metas muito ousadas), de amigos ou de familiares ou até de vícios como drogas ou jogos. O último vértice do triângulo é a racionalização por parte do contraventor, de modo que o mesmo fique com a consciência tranquila.

Investigações

Caso se identifique uma fraude e seja necessário iniciar uma investigação interna, é preciso ter tudo planejado, explica o diretor da KPMG. “É importante documentar tudo, proteger as testemunhas, montar um time para as entrevistas e contar sempre com ajuda de um advogado”.

Quanto menos pessoas souberem da investigação, melhor. No entanto, a politica de transparência da organização precisa ser observada. Em geral, alguns departamentos como o de recursos humanos e jurídico devem participar do processo. No caso de precisar entrevistar funcionários que não são suspeitos, é aconselhável pedir que mantenham sigilo e garantir que eles não corram riscos.

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