Edição imprensaConfira a última edição impresa

Equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde aplica programa de controle do tabagismo em Borda da Mata

O tratamento do tabagismo inclui acompanhamento psicológico, médico e medicamentoso ao paciente que decide parar de fumar. A iniciativa do tratamento é do Ministério da Saúde com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT: Portaria nº 571, de 5 de abril de 2013). Em Borda da Mata, o trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional que envolve a Estratégia Saúde da Família, Farmácia Municipal, Psicologia e Epidemiologia.
Os pacientes participam de reuniões trimestrais em que é explicado o funcionamento do programa, além do incentivo a hábitos de vida saudáveis e estratégias de autocuidado e apoio. Em seguida, passam pela consulta em que o médico avalia cada caso. Depois, o paciente recebe os medicamentos e as orientações da farmacêutica.
Fumante há 21 anos, a paciente Liliane está há cinco meses sem fumar. Nesse tempo, ela conta com o apoio do médico, da psicóloga e dos remédios “Tudo mudou: a cor da pele, dos dentes, o cheiro, além da economia e do fôlego.”
Nas primeiras reuniões de 2018, dias 07 e 15 de fevereiro, a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Rosana dos Santos explicou aos pacientes os aspectos maléficos do cigarro durante a vida. “Além de fazer mal à saúde, podemos relacionar os fatores econômicos e ambientais que o cigarro atinge, pelo preço que custa e também por fazer mal às pessoas que não fumam, mas que estão próximas de fumantes.” As reuniões aconteceram na UBS Monsenhor Pedro Cintra. Além dos encontros, os pacientes em tratamento podem procurar os profissionais da saúde para esclarecimento de dúvidas durante o expediente de cada setor.
Para participar do programa, os interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde ou a Farmácia Municipal.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam