Edição impressaConfira a última edição impressa

Equipes da Saúde da Família trabalham conscientização sobre novo coronavírus com população de Borda da Mata

No dia 03 de abril, mais uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi a campo levar informações de prevenção às pessoas, sobre o novo coronavírus. A equipe de Saúde da Família da UBS Santa Rita abordou pedestres, motoristas e motociclicistas na Praça Antônio Megale. Ações como entrega de panfletos, higienização com álcool em gel e a medição da temperatura para verificar a febre foram realizadas com o intuito de explicar sobre o risco de transmissão no novo coronavírus (Covid-19).
Conforme Boletim Epidemiológico publicado no início do mês pela Saúde de Borda da Mata, 10 casos suspeitos já foram registrados no município, sendo cinco deles descartados. Os casos são notificados a partir da ida do paciente às Unidades Básicas de Saúde. Sintomas como febre e falta de ar são considerados sintomas suspeitos de coronavírus (Covid-19). As equipes da Saúde da Família acompanham o paciente e a família durante todo o período de isolamento domiciliar, com comunicação diária, orientações médicas e de enfermagem para que o paciente tenha todo o suporte durante a quarentena.
A enfermeira Graziela Nogueira, da UBS Santa Rita, reforça “os postos de saúde estão com o serviço voltado prioritariamente para o atendimento de pacientes com febre e sintomas respiratórios (dificuldade para respirar, tosse, produção de escarro, congestão nasal ou conjutival, dificuldade de deglutir, dor de garganta, coriza e etc). A importância dos demais pacientes não frequentarem os postos de saúde nesse momento está relacionada à diminuição da disseminação do vírus e ao direcionamento da equipe de saúde para o atendimento rápido e eficiente aos pacientes que podem estar infectados com o novo coronavírus ou com outros vírus sazonais. Os Agentes Comunitários de Saúde estão atendendo as demandas da população por meio de mensagens de texto e telefonemas, além de distribuírem panfletos informativos sobre as formas de controle da doença. Nós, profissionais da saúde, estamos tomando todas as precauções necessárias para nos proteger e proteger nossos pacientes por meio do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S)  e desinfecção correta das áreas por onde transitam os pacientes.”

As orientações sobre a prevenção continuam sendo a máxima para evitar a infecção viral:

· Lavar as mãos, com frequência, com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%;
· Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço ou braço, nunca com as mãos;
· Evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas;
· Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos;
· Evitar aglomerações ou sair de casa sem necessidade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.