Edição impressaConfira a última edição impressa

Equipes de Saúde da Família e Cras de Borda da Mata desenvolvem atividades de prevenção ao suicídio durante “Setembro Amarelo”

O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Em todo o país, acontece a campanha “Setembro Amarelo” em que várias ações são destinadas à conscientização e valorização da vida. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A equipe de Saúde da Família no bairro Santa Cruz, em Borda da Mata, participou de capacitação para ajudar as pessoas com pensamentos suicidas, atuando no acolhimento e prevenção. Durante todo o mês de setembro, as atividades serão voltadas a essa temática. De acordo com a enfermeira Aline Siqueira de Almeida, a UBS do bairro Santa Cruz está preparada para ajudar as pessoas “fizemos a capacitação da equipe, vamos fazer as salas de espera com orientações e espaço para as pessoas compartilharem seus pensamentos/pedidos de ajuda.” Aline também ministrou capacitação para a equipe da UBS Santa Rita.
No dia 11/09, durante a reunião do grupo Hiperdia (diabéticos e hipertensos) no bairro Santa Terezinha, a enfermeira Graziela Nogueira realizou atividade educativa sobre as maneiras de prevenção ao suicídio com os participantes.
Na última semana de setembro, palestras e atividades gratuitas à população vão acontecer por meio de uma parceria do Cras e equipes de Saúde da Família de Borda da Mata. No dia 23/09, a partir das 8h, os participantes do programa Academia da Saúde vão se reunir na Praça Antônio Megale para as atividades físicas e também para mobilização sobre o tema. Nos dias 25 e 26 de setembro, acontecerão duas palestras na Câmara Municipal, às 18h, com um psicólogo e uma médica psiquiatra e no dia 27/09, a palestra com uma psicóloga acontece no Cras anexo Santa Cruz.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.