Escolas da Rede Municipal de Ensino de Tocos do Moji aprendem a valorizar, preservar e cultivar a natureza no mês do meio ambiente
|
O mês de junho é dedicado ao Meio Ambiente. A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada nas primeiras semanas do mês de junho, quando no dia 5 celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Esta semana de conscientização têm como objetivo complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil e a preservação do meio ambiente e do planeta.
Nossas Instituições da Rede Municipal de Ensino trabalharam ao longo do mês, o meio ambiente e a importância da preservação da natureza para a vida do planeta.
O projeto envolveu todas as turmas e professores. Cada turma trabalhou em sala de aula temas voltados à preservação do meio ambiente como: Reciclagem, o cuidado e o contato com a natureza, e o plantio.
Estudos comprovam que brincar com a terra e o contato com a natureza faz bem e ajuda na produção de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de alegria.
Para os pequenos, é uma nova experiência sensorial, visto que entram em contato com novas texturas e cheiros.
Um pouco de sujeira pode fazer bem à criança. Pois a exposição controlada a brincadeiras na terra torna os pequenos mais fortes e saudáveis, uma vez que o contato com os micro-organismos da natureza ajudam no desenvolvimento de anticorpos.
No dia 05 de junho, dia do Meio Ambiente, a Escola Municipal Manoel Rodrigues Machado iniciou a “Semana do meio ambiente” nas escolas, para comprovar o estudo colocaram a “mão na massa”, ou melhor, dizendo, a “mão na terra”. As crianças revitalizaram os jardins da escola, replantando os canteiros, que também ganharam uma cara nova. Plantaram também temperos e hortaliças na horta da escola. Em meio a paródias educativas, jogral e artes com materiais naturais e recicláveis, as crianças se divertiram e aprenderam a importância de cuidar desse bem tão precioso. Para finalizar o dia de atividades, os alunos plantaram na entrada da escola um ‘Manacá da Serra’ planta típica da Mata Atlântica brasileira, muito comum em nosso município.
No final da mesma semana, (07) foi à vez da Escola Municipal Benedito Caetano de Faria, fazer o plantio da sua árvore. Com trabalho em equipe, os alunos prepararam o vaso para receber a planta, misturaram a terra e o substrato, e cada um com uma função, viram brotar uma nova vida. O tema já vinha sendo trabalhado com as crianças. Lá, o trabalho manual foi utilizado na produção de cartazes, maquetes e panfletos, que foram distribuídos nos comércios do Distrito Fernandes com a mensagem de preservação e valorização do meio ambiente.
Na Creche Margarida, as crianças aprenderam na pratica a importância de cuidar para colher os frutos no futuro. O dia (12) iniciou com o plantio de uma árvore, a “Chuva de Prata”, no passeio da creche. As crianças se divertiram ao entrar em contato com a terra, experiência inusitada para muitos dos pequenos. Após o plantio, lavaram as mãozinhas para aproveitarem de um lindo piquenique no jardim dos fundos, contando muitas frutas, suco natural e bolinhos saudáveis.
Para encerrar, a Escola Municipal Ambrosina Maria de Jesus do Distrito Sertão da Bernardina também trabalhou com cartazes e brinquedos recicláveis. Na horta, além das hortaliças, plantaram também mudas de morango, fruto que gera a maior parte da renda do distrito e do município. A muda da árvore foi plantada no jardim na fachada da escola, e mais do que plantar, eles pregaram a importância de colocar boas energias quando em contato com a natureza.
A educação ambiental nas escolas é um investimento fundamental para o futuro do nosso planeta. Através da educação, podemos formar cidadãos conscientes, responsáveis e engajados na construção de um mundo mais sustentável. Juntos, podemos fazer a diferença!
Texto: ASCOM – Prefeitura de Tocos do Moji