Edição impressaConfira a última edição impressa

Escolas da Rede Municipal de Ensino trabalham a Semana da Família

 

No dia 15 de maio é celebrado o Dia Internacional das Famílias. Esse dia foi definido em 20 de setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, no mês de maio, sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar.

O Departamento Municipal de Educação de Tocos do Moji levou mais uma vez o tema às escolas da Rede Municipal de Ensino.

No início do mês, as escolas se reuniram com as famílias para abordar assuntos importantes para o desenvolvimento familiar e como ele impacta na vida das crianças e adolescentes.

No dia 07,a Escola Municipal Manoel Rodrigues Machado iniciou a “Semana da Família” nas escolas com lindas apresentações dos alunos para os pais, com canções que falavam de afeto, carinho e cuidado, reforçando alguns dos valores fundamentais às famílias.

No dia 09, foi a vez da Escola Municipal Benedito Caetano de Faria e a Creche Municipal Margarida Bernardina da Rosa, trabalharem o tema com as famílias.

Na Escola Benedito, do Distrito Fernandes, eles apresentaram aos presentes vídeos com homenagem dos alunos às suas famílias e optaram por abordar, em forma de dinâmica, o tema “A importância do olhar”, o olhar dos filhos e o olhar deles para as crianças. Com muita emoção os pais relataram o que sentiam através das imagens com os olhares de seus filhos, netos, sobrinhos.

No dia 10,foi à vez dos alunos se emocionarem com o que as famílias tinham descrito sentir em relação ao olhar deles. Em entrevista, a Diretora Raquel de Faria relatou que “Foi um encontro de famílias, foi bem emotivo.”.

Já na Creche Margarida, a Diretora Rosângela Alvarenga colocou os pais para brincarem. O tema abordado por eles foi “a importância da brincadeira”, a importância da família participar de atividades interativas e divertidas com as crianças longe das telas.

Os pais participaram de gincanas, teve dança das cadeiras, corrida no saco e até pularam corda. Com isso à instituição os fez relembrar sua própria infância e o quanto esses momentos impactaram em seu desenvolvimento. A intenção foi fazê-los ver o quanto estas lembranças ocupam um lugar importante em suas memórias, e como eles devem ser criadores de memorias afetivas na vida de seus filhos.

Para encerrar, também no dia 10, a Escola Municipal Ambrosina Maria de Jesus do Distrito Sertão da Bernardina, abordou o vínculo “Escola e Família”, com foco na relação entre pais e professores, reforçando a importância dos pais terem confiança nos profissionais que acompanham seus filhos, e terem neles um ponto de apoio e orientação.

Eles trabalharam o assunto em forma de dinâmica, a fim de fortalecer esses laços.

As escolas aproveitaram a ocasião para fazer a entrega das notas e apresentar os materiais feitos pelos alunos, do infantil até o quinto ano. Em sequencia, encerraram os eventos com uma confraternização onde foi servida uma deliciosa refeição que as famílias e funcionários da instituição compartilharam.

Com as escolas decoradas, e com o trabalho impecável dos gestores e professores, a semana da família mais uma vez trouxe momentos de reflexão, inteiração e muita emoção, deixando um sabor de quero mais. E com toda a certeza, esses momentos irão impactar nas famílias que participaram desta semana.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.