Edição impressaConfira a última edição impressa

Esforço dos órgãos de Defesa Social e município transforma Pouso Alegre em cidade menos violenta para jovens

Empenhada em promover a Segurança Pública e o bem estar dos cidadãos com respeito aos direitos humanos e participação social em Minas Gerais, a Polícia Militar, em conjunto com outros órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social e município, trabalha para garantir a redução da violência, tanto nas atividades de polícia ostensiva como em projetos sociais que visam prevenir o uso de drogas e aumento da criminalidade.

Um estudo divulgado pelo Ministério da Justiça e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou Pouso Alegre como a cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes em que os jovens entre 12 a 29 anos estão menos vulneráveis à violência, segundo o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, o IVJ-V.

A pesquisa, feita em 283 municípios do país, usou como critérios avaliativos os seguintes quesitos: homicídios e mortalidade no trânsito, pobreza, desigualdade socioeconômica, freqüência dos jovens nas escolas e acesso ao mercado de trabalho.

 

Dados positivos

 

Baseada no ano de 2010, a publicação aponta Pouso Alegre com taxa 0 no Indicador de Mortalidade por Município (IVJ-V) em jovens entre 12 e 29 anos. Já o Indicador de Morte por Acidente de Trânsito para a mesma faixa etária foi de 0,058, número considerado baixo.

 

A Polícia Militar acredita que os resultados alcançados devem-se ao esforço integrado dos órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social, aos investimentos governo estadual em Segurança Pública e do governo municipal em educação, saúde e incentivo a instalação de novas empresas na cidade, gerando assim novos empregos. Diversas ações integradas vêm sendo desenvolvidas na cidade. “Trabalhamos de maneira integrada com outros órgãos; esse sucesso foi o resultado da união de esforços”, afirma o Cel Mutti, Comandante da 17ª RPM.

 

Ressalta-se que o investimento do Governo do Estado foi de aproximadamente de R$ 10 milhões em segurança pública na cidade de Pouso Alegre entre 2012 e 2013.  No ano em que a pesquisa foi realizada,2010,  o investimento foi de R$ 340.854,00.

 

Dentro desta perspectiva a Polícia Militar em Pouso Alegre, tem investido ainda em programas e projetos sociais que visam prevenir a entrada da criança e do jovem na vida do crime, além de realizar policiamento voltado para combater a violência doméstica, violência escolar:

 

Proerd

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas existe em Pouso Alegre desde 2001 e tem por objetivo dotar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.  É aplicado por policiais militares voluntários, devidamente qualificados para a atividade. Suas aulas ensinam, de forma cativante, descontraída e lúdica, maneiras de resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas. Entre 2011 e 2012, 30 escolas do município receberam o projeto e 4.750 crianças e adolescentes entre 10 e 13 anos foram atendidas.

JCC

 

O Projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC) foi implantado em Pouso Alegre há 3 anos. Com o objetivo de orientar jovens a instalar projetos de prevenção dentro das próprias escolas, a idéia também conta com policiais voluntários. Aproximadamente 1.000 alunos já passaram pelo JCC.

 

Patrulha Escolar

 

À partir do dia 04 de março, A 17ª Região de Polícia Militar irá contar com 5 viaturas de Patrulha Escolar que garantirão a segurança dos estudantes de Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço,  Caxambu e Extrema.  Como resultado de parceria firmada entre Polícia Militar e Secretarias de Educação Estadual e Municipais, será promovido, nos dias 25, 27 e 28 de fevereiro, um Workshop sobre policiamento escolar. Policiais Militares, professores, estudantes e Conselho Tutelar passarão por treinamento sobre como prevenir a violência nas escolas.

 

Projeto Meninos do Mandu

 

Com a missão de reduzir a injustiça social, proporciona educação, lazer, saúde e cultura para crianças e adolescentes, o projeto, que tem nome inspirado em um rio que banha a cidade de Pouso Alegre, arrecada alimentos, material escolar, e organiza aulas de artes e esportes para crianças carentes do município.

 

Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD)

 

A Lei Maria da Penha sancionada em 2006 foi a inspiração para um projeto criado pela PM: a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, ou PPVD. Uma equipe de policiais trabalha com visitas às casas de mulheres e famílias que registraram ocorrências em que foram vítimas de violência. Os policiais militares orientam essas vítimas sobre como se prevenir de novas agressões.

Esse esforço não termina aqui. Para dar suporte a este trabalho há o envolvimento direto da Delegacia de Crimes contra a Mulher e do Centro Integrado da Mulher, que promove a assistência psicológica e jurídica às vítimas de violência.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.