Edição impressaConfira a última edição impressa

Estudante Adalberto Aparecido da Silva de Tocos do Moji recebe Medalha de Ouro conquistada nas Olimpíadas de Matemática no Rio de Janeiro

Matemática (1)        Nos últimos anos, estudantes de Tocos do Moji vêm se destacando nas Olimpíadas Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP). Em 2014, mais dois alunos foram premiados. Izac Vitor da Silva que ganhou Medalha de Bronze e Adalberto Aparecido da Silva que conseguiu Medalha de Ouro e esteve no dia 20 de julho no Teatro Municipal do Rio de Janeiro para receber a Medalha. a Medalha que receberam este ano foi conquistada na OBMEP de 2014, pela Escola Municipal Ambrosina Maria de Jesus do Distrito Sertão da Bernardina.
Adalberto, 15 anos de idade, medalhista de ouro, ainda mora no Distrito e é filho de José Salvador da Silva e Maria José Ferreira Silva. Ele tem mais duas irmãs e um irmão. De uma família de agricultores, ele se diz gostar muito de matemática e pretende no futuro seguir carreira dentro desta área, como Engenharia Civil, Informática, entre outras profissões, pois está muito novo para tomar uma decisão exata do que pretende seguir, mas acredita que será mesmo norteada pela matemática.
Adalberto conta como é para conquistar essa façanha, que para seus pais, é motivo de orgulho para toda família. A OBMEP, na primeira fase é feita por, cerca de, 18 milhões de estudantes de todo o país, que segundo ele, são 20 questões. Depois, em média 5% destes alunos passam para a segunda fase. Nesta fase, são seis questões discursivas que o aluno tem mesmo que provar que conhece a matéria e, posteriormente, são divulgados os resultados e no Rio de Janeiro, dos 18 milhões iniciantes da OBMEP, somente 500 foram premiados. Adalberto afirma ainda que para esta segunda fase, que são cerca de três meses, após a primeira, há treinamento específico para a disputa e ele agradece muito a ajuda da Professora Andrea Rosa que muito o auxiliou nesta vitória.
O estudante conta ainda que, além se preparar e gostar de matemática, também dedica as horas vagas, em ajudar sua família na agricultura. “Mas os estudos pra mim, vem sempre em primeiro lugar” frisa e conta muito feliz como foi a viagem que fez para o Rio de Janeiro. No dia 19, o Diretor do Departamento de Educação de Tocos do Moji, Ernane, o levou para Pouso Alegre, onde sob a responsabilidade de Josefina Junqueira Figueiredo, se juntou a mais 12 estudantes da região e numa Van foram até o Aeroporto de Guarulhos e de lá foram de avião para o Rio de Janeiro. Ele ressalta que foi a primeira vez que andou de avião. Lá ficaram hospedados num Hotel até a cerimônia de premiação no dia 21, às 15h, que teve a participação do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e uma palestra com o matemático Artur Ávila, que ganhou no ano passado a Medalha Fields de Matemática em Seul, na Coreia do Sul, o mais prestigiado prêmio de matemática no mundo.
A volta foi o mesmo roteiro. Rio/São Paulo/Pouso Alegre/Tocos do Moji.
Segundo Adalberto, essa viagem foi muito proveitosa em todos os sentidos, ele cita o exemplo da conversa (em inglês) que teve com um casal de italianos de Florença durante a ida e na volta com um austríaco de Viena.
Para assistir a premiação, a Prefeitura de Tocos do Moji, através do Departamento de Educação, disponibilizou o transporte para o Diretor do Departamento, Ernane, a Professora Andrea Rosa e a mãe de Adalberto, Maria José Pereira.
Esta não é primeira medalha que Adalberto recebe. No 7º ano, ganhou Prata, no 8º ano, Bronze e agora no 9º ano, Ouro. Ele também já ganhou um Netbook e uma Bolsa de 100 reais mensais para participar do Programa de Iniciação Científica em Pouso Alegre.
Ele e seus pais agradecem muito o apoio da Prefeitura, através do prefeito Toninho Rodrigues e do Diretor do Departamento de Educação, Ernane. “Se não fosse o empenho e a boa vontade deles, talvez não pudesse presenciar um momento tão importante na vida meu filho. Que Deus os abençoe sempre pelo carinho que tiveram com a gente”, diz a mãe de Adalberto. O Estudante também agradece a Josefina que teve a responsabilidade de levá-los ao Rio de Janeiro e a Coordenadora Geral da OBMEP, Mônica Souza.
Para o prefeito Toninho Rodrigues, essa conquista deste aluno vem para incentivar ainda mais sua administração a investir na Educação, já que sem uma Educação de qualidade, muitos jovens ficam sem perspectivas de um futuro promissor, “o que não é o nosso caso, pois damos todo apoio e estrutura para que nossos estudantes se destaquem e conquistem muitas vitórias por toda a vida” e acrescenta “parabéns Adalberto e a Professora Andrea Rosa por levar o nome de nosso município por todo o país. Vocês é que são motivos de orgulho para todos nós tocosmojienses”.
O Departamento Municipal de Educação de Tocos do Moji também parabeniza o aluno Adalberto Aparecido da Silva e a Professora Andréa Márcia Rosa pela brilhante conquista da medalha de ouro das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Matemática (3) Matemática (4) Matemática (5) Matemática (6) Matemática (7) Matemática (8) Matemática (9) Matemática (10) Matemática (11) Matemática

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.