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Estudantes mineiros entre os melhores do mundo

Em seis anos, alunos da ETFG-BH se destacam nos primeiros lugares do desafio internacional de empreendedorismo

 

Equipes lideradas por alunos da Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae, em Belo Horizonte (ETFG) ganharam 2º e 3º lugares do  desafio internacional de empreendedorismo, o Global Business Challenge.

 

Com apenas 18 anos, Thiago Pimenta Meinberg fez parte da equipe que levou o segundo lugar no desafio. Já Marina Vaz de Melo Gomes, de 17 anos, integrou o grupo que conquistou o terceiro lugar na competição. Os dois estudantes estão entre os sete brasileiros que participaram da competição que reuniu jovens de 25 países, no dia 9 de abril, em Nova York.

 

Outros cinco alunos da ETFG-BH participaram do evento.  São eles: Bruna Froes Moreira, Hugo Procópio Calazans, Luisa Maia Coppe, Mariana Gonzaga Prado e Marina Lisboa Bacha.

 

Neste ano, os participantes receberam um mês antes da competição o caso da famosa empresa de torrefação e venda de cafés especiais, Starbucks. “Ainda no Brasil, nos reunimos (os sete mineiros) para fazer um estudo mais detalhado sobre a gestão da empresa. Avaliamos todos os pontos de vista e discutimos sobre como seria o problema dado durante o desafio. Nossa união foi fundamental para conquistarmos os primeiros lugares da competição”, diz Thiago Pimenta Meinberg.

 

A estratégia dos brasileiros deu certo. Mesmo sendo separados em grupos formados por jovens de diferentes nacionalidades, eles  lideraram as equipes do desafio. “Estávamos muito preparados e não tivemos dificuldades em expor nossas opiniões para os demais integrantes do grupo”, conta a Marina Vaz de Melo Gomes.

 

Os estudantes analisaram a situação real da Starbucks, e como o crescimento desordenado fez com que a empresa perdesse qualidade e clientes. E ainda, como depois de alguns anos, ela conseguiu se reerguer e expandir seus negócios pelo mundo. “Tínhamos que avaliar os pontos positivos e negativos da empresa, mostrar como o negócio poderia estar conectado às inovações do mercado e também o diferencial da Starbucks em continuar crescendo, mesmo tendo enfrentado vários problemas gerenciais”, explica Marina.

 

Cada equipe teve uma hora e quarenta minutos para discutir o caso, em inglês. Os juízes avaliaram o comportamento dos estudantes, a performance profissional, o raciocínio e o relacionamento. “Desde 2008 os estudantes da ETFG veem se destacando entre os primeiros lugares do desafio de empreendedorismo, que reúne jovens do mundo inteiro. O diferencial dos nossos alunos é a integração entre eles, o empenho nos estudos e o espírito de liderança”, conclui o diretor do Sistema ETFG, Rubens de Albuquerque.

O Global Business Challenge é promovido pelo Virtual Entreprises International, um programa de empreendedorismo baseado em um modelo austríaco. A instituição conta com o apoio de grandes corporações americanas como Apple, Microsoft e o banco Merrill Lynch.  A competição reúne alunos do Ensino Médio e Superior, entre 16 e 22 anos.

 

Histórico

A participação dos mineiros no desafio teve início em 2008, quando conquistaram o primeiro lugar. O resultado se repetiu em 2009 e 2010. Já no ano passado, a mineira Rayssa Goes Favato integrou a equipe vencedora da competição. “O bom desempenho em gestão durante a competição mostra que os estudantes mineiros estão preparados para competir em igualdade com alunos de escolas internacionais renomadas”, avalia o professor da ETFG-BH, Elber Sales.

Com uma metodologia pedagógica que associa as disciplinas básicas do ensino médio à formação técnica em administração, a Escola Técnica do Sebrae estimula a aproximação acadêmica e profissional, preparando jovens para o exercício do empreendedorismo, da cidadania e das relações humanas.

 

Prêmios conquistados pelos mineiros

Quatro primeiros lugares (2008 / 2009 / 2010 / 2012)

Dois segundos lugares (2010/2013)

Três terceiros lugares (2009/2010/2013)

Um quarto lugar (2011)

Um quinto lugar (2011)

 

 

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