Edição impressaConfira a última edição impressa

Fundo do Ministério Público e Prefeitura realizam projeto de qualificação profissional em Borda da Mata com 17 cursos

O Fundo Especial do Ministério Público (Funemp) vai custear o projeto de qualificação profissional “Qualifica Borda da Mata”, o qual será executado pela Prefeitura Municipal, por meio de parcerias entre os Departamentos de Administração e Finanças, de Desenvolvimento Social e de Educação com a fiscalização da Promotoria de Justiça de Borda da Mata. As instituições de ensino Senai e Senac vão ministrar 13 cursos e quatro workshops no decorrer de três anos. O projeto conta ainda com o apoio da Polícia Militar.
O objeto do convênio é o atendimento às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Caso as vagas não sejam completadas pelo público-alvo, estas serão abertas a toda a população. Cerca de 900 pessoas vão ter a oportunidade de obter qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho. De acordo com o promotor de justiça da Comarca de Borda da Mata, Sérgio Brito Ferreira, “em se tratando de projeto que jamais foi realizado no Município de Borda da Mata, financiado pelo Fundo Estadual do Ministério Público de Minas Gerais com recursos repassados pelo Ministério Público do Trabalho, espera-se que todos os atores envolvidos na sua execução aproveitem essa oportunidade de ouro para promover a capacitação de jovens e pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, fornecendo-lhes a possibilidade de levarem vida mais digna e fundada nos valores do trabalho. Quanto aos menores que serão integrados ao programa, esta certamente será uma chance para que aprendam um ofício, garantindo-lhes uma perspectiva de futuro mais promissora, e se afastem dos vícios do alcoolismo e das drogas.”
O investimento de R$ 346.440,00, custeado pelo Funemp, conta com a contrapartida da Prefeitura na cessão dos espaços para a realização dos cursos, além da gestão e logística. Para o prefeito André Carvalho Marques, “os cursos profissionalizantes além de garantir às famílias o acesso ao mercado de trabalho, vão contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável de Borda da Mata, pois com mão de obra qualificada, a população e os visitantes ganham com a geração de emprego e renda” , e ainda complementa “um grande avanço para Borda da Mata participar deste projeto, todos os parceiros envolvidos estão empenhados em garantir o aprendizado e deixar um legado para as quase mil pessoas que vão ter um ofício no decorrer dos próximos três anos”.
O primeiro curso ministrado pelo Senac, “Qualidade no Atendimento ao Cliente”, começou no dia 04/12. As aulas acontecem na Escola Municipal Benedita Braga Cobra com 25 alunos. Toda a seleção e inscrição dos interessados será realizada pela equipe técnica do Departamento de Desenvolvimento Social, com foco nas pessoas que possuem Cadastro Único e beneficiários do programa Bolsa Família.
Entre os demais cursos, estão: Cuidador de Idoso, Informática, Costura Industrial, Processamento de Leite e Derivados, Atendimento ao Cliente, Serviços de Garçom.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.