Gincana em comemoração para a Terceira Idade em Tocos do Moji: Uma Festa de Alegria e Integração
|Outubro celebramos o mês do idoso, em comemoração, o Departamento Municipal de Assistência e Promoção Social de Tocos do Moji preparou, para encerrar as atividades do mês, uma gincana para o grupo da Terceira idade. As atividades aconteceram no dia 30 de outubro, no ginásio poliesportivo da cidade, e envolveram alguns oficineiros e toda a equipe do CRAS.
O grupo foi dividido em equipes que competiram entre si nas brincadeiras da gincana. As atividades foram pensadas para desenvolver habilidades dos idosos como equilíbrio, agilidade, coordenação motora e raciocínio lógico com jogos de palavras.
A equipe vermelha foi a campeã da vez, mas com a mesma alegria e entusiasmo, o encontro seguiu. Além das atividades, teve dança, muita conversa boa, um café da tarde, e claro, muita diversão.
Nas últimas três décadas, o número de idosos dobrou. Com o aumento da população idosa, multiplicam-se os desafios, tais como: acesso à educação; desfrutar de uma boa longevidade e boa saúde física e mental; participação ativa dos idosos na sociedade; combate ao abuso, à negligência, violência e maus tratos, combate à falta de respeito e discriminação de que são vítimas os idosos; inserção do idoso no mercado de trabalho, entre outros.
Tendo em vista tudo isso, o Departamento Municipal de Assistência e Promoção Social e o CRAS de Tocos do Moji, dedicam-se em acolher e trabalhar com a terceira idade, preparando diversas atividades como viagens, passeios, caminhadas, festas, palestras e projetos, inserindo-os nos tempos atuais e mantendo o respeito e a dignidade que eles merecem.
Gincana é uma excelente forma de promover a interação, a diversão e o bem-estar entre os idosos. Ao adaptar as atividades para a faixa etária, criaram um evento memorável e cheio de significado.
Mês do idoso
O dia do idoso é comemorado em 1º de outubro. A data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1990, através da Resolução 45/106. No Brasil, o dia 1º de outubro também é o Dia Nacional do Idoso, pois marca a data em que entrou em vigor o Estatuto do Idoso, a Lei nº 10.741.
O Estatuto do Idoso regula questões como saúde, violência, discriminação e família, para idosos com 60 anos ou mais. A data é importante para reforçar a importância da proteção a este público e para reavaliar a atitude em relação aos idosos.