Edição impressaConfira a última edição impressa

Governo de Minas Gerais instala Fórum Regional do Território Sul

forumRegião terá a primeira etapa do fórum de participação
popular para a avaliação de políticas públicas.
Lançamento foi dia 24 de setembro em Pouso Alegre

O Governo de Minas Gerais instalou o Fórum Regional – Território Sul, no dia 24 de setembro, na cidade de Pouso Alegre. A cerimônia de lançamento aconteceu no Clube de Campo Fernão Dias. Esta foi a última instalação de Fórum Regional de Governo dentre os 17 territórios em que o estado foi dividido.
Já foram instalados os Fóruns dos territórios Norte (Montes Claros), Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Mucuri (Teófilo Otoni), Sudoeste (Passos), Vale do Aço (Ipatinga), Zona da Mata (Juiz de Fora), Vertentes (São João del Rei), Central (Curvelo), Alto Jequitinhonha (Diamantina), Vale do Rio Doce (Governador Valadares) Caparaó (Manhuaçu), Noroeste (Patos de Minas), Metropolitano (Contagem), Triângulo Norte (Uberlândia), Triângulo Sul (Uberaba) e Oeste (Divinópolis).
O Território Sul reúne 119 municípios, com uma população total de aproximadamente 1.408.825 habitantes. A região tem a 4ª maior densidade demográfica é a que possui a menor taxa de homicídios de Minas Gerais. Na agricultura, o Sul de Minas Gerais se destaca pela produção de café e leite, atividades mais tradicionais, e também da batata inglesa.
O que são os Fóruns:
Os Fóruns Regionais de Governo têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.
A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.
Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil.
Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.

Microterritórios e municípios que fazem parte do Território Sul:
Alfenas: Botelhos, Cabo Verde, Campestre, Campo do Meio, Campos Gerais, Areado, Bandeira do Sul, Carvalhópolis, Divisa Nova, Fama, Machado, Paraguaçu, Poço Fundo, Serrania.
Itajubá: Brasópolis, Conceição das Pedras, Consolação, Delfim Moreira, Gonçalves, Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre, Sapucaí-Mirim, Wenceslau Braz.
Lavras: Carrancas, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Luminárias, Nepomuceno, Perdões, Ribeirão Vermelho.
Poços de Caldas: Caldas, Andradas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas.
Pouso Alegre: Bom Repouso, Borda da Mata, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Albertina, Careaçu, Conceição dos Ouros, Congonhal, Córrego do Bom Jesus, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Extrema, Heliodora, Inconfidentes, Ipuiúna, Itapeva, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz, Natércia, Ouro Fino, Santa Rita do Sapucaí, São João da Mata, São Sebastião da Bela Vista, Senador Amaral, Senador José Bento, Silvianópolis, Tocos do Moji, Toledo, Turvolândia
São Lourenço: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Carmo de Minas, Carvalhos, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cristina, Cruzília, Dom Viçoso, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Lambari, Minduri, Olímpio, Noronha, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Seritinga, Serranos, Soledade de Minas, Virgínia.
Três Corações: Cambuquira, Campanha, Carmo da Cachoeira, São Bento Abade, São Thomé das Letras.
Três Pontas: Boa Esperança, Coqueiral, Guapé, Ilicínea, Santana da Vargem.
Varginha: Cordislândia, Elói Mendes, Monsenhor Paulo, São Gonçalo do Sapucaí.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.